Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mia Couto e Agualusa falam sobre cultura lusófona

O trânsito cultural entre os países lusófonos – países, estados ou regiões que falam a língua portuguesa, como Brasil, Angola Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste – vem crescendo, segundo os escritores, Mia Couto e José Eduardo Angualusa, respectivamente, moçambicano e angolano, participantes da mesa redonda “Leituras da África Contemporânea”, sob a mediação da professora Rita Maia, na 6ª Bienal do Livro de Campos.

O evento aconteceu na sexta-feira (12), contando com a participação, especialmente, de professores e estudantes de literatura, entre outros.

Os escritores afirmam que a própria sociedade civil, além dos governos, vem fazendo essa aproximação dos países de língua portuguesa. Prova disso, acrescenta Mia Couto, é que os autores africanos estão presentes nas livrarias e feiras e vice e versa. “Cada vez mais a presença do Brasil nos outros países é clara”, afirma, acrescentando que, mesmo assim, o Brasil ainda conhece pouco a África ou “as Áfricas”.

Ao ser perguntado sobre seu processo de criação, Mia Couto disse que a história do livro vai se desenvolvendo a partir de sua paixão por ela, ou seja, quando mais se envolve emocionalmente, mais escreve. E tudo isso, a partir de seus “grandes mestres”, entre eles, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, entre tantos outros.

- Eu leio livros como os escutassem e esses meus mestres trazem uma nova luz à escrita. São realmente muito interessantes – afirma Mia Couto, com a aprovação de José Eduardo Angualusa.



Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos



(Fotos: César Ferreira/secretaria de Cultura)

Nenhum comentário: