Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gabriel Ba e Fábio Moon na VI Bienal


Com a mediação do jornalista de O Diário Cássio Peixoto, apaixonado por quadrinhos, estarão na bienal de Campos os irmãos Gabriel Ba e Fábio Moon. Da nova geração de quadrinistas, já bastante conhecidos e premiados, Gabriel e Fábio certamente serão uma atração para aqueles que se interessam por quadrinhos e charges.   


Fábio e Gabriel são irmãos gêmeos. Fábio é formado em Artes Plásticas pela FAAP, gosta de dança de salão e músicas cantadas por mulheres. Gabriel é formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, não lê jornal e gosta de estar na companhia dos amigos. Fábio e Gabriel são irmãos. Gêmeos.


 
Eles cresceram juntos, sempre moraram juntos e trabalham juntos. Já publicaram no Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha e Itália. Já ganharam os prêmios Jubuti, Eisner, Harvey, HQ Mix, Angelo Agostini e o Xeric Foudation Grant.


 
Eles sabem que ninguém é uma ilha e a importância que uma pessoa tem na vida de outra e é isso que eles querem contar em suas histórias. Hoje, produzem a série Daytripper para a editora americana Vertigo e têm uma tira aos sábados na Folha de São Paulo, chamada Quase Nada.


O primeiro trabalho notável dos irmãos foi o fanzine independente no estilo underground chamado 10 pãezinhos, que chegou a 40 números e rendeu muitos elogios aos dois. Já foram publicados 5 livros dos "10 pãezinhos": "O Girassol e a Lua" (2000, Via Lettera), "Meu Coração, Não Sei Por Quê." (2001, Via Lettera), "CRÍTICA" (2004, Devir), "Mesa para Dois" (2006, Devir) e "FANZINE" (2007, Devir).


Eles lançaram mais 3 revistas independentes no Brasil: "ROCK'N'ROLL" (2004), em parceria com Bruno D'Angelo e Kako; "Um Dia, Uma Noite" (2006) e "5" (2007), em conjunto com a americana Becky Cloonan, o grego Vasilis Lolos e o gaúcho Rafael Grampá. Esta última revista ganhou o Eisner Award 2008 de melhor antologia, junto com a hq digital "Sugarshock", escrita por Joss Whedon.

Em 2007, lançaram uma adaptação de "O Alienista", livro de Machado de Assis, premiada com o Prêmio Jabuti de "Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio". Pelo selo Vertigo da DC Comics, Moon e Bá lançarão a hq Daytripper, minisérie em 10 edições, desenhada e escrita por eles e colorida por Dave Stewart.
Desenham “BPRD: 1947″, escrita por Mike Mignola e Josh Dysart, têm uma tira dominical na “Folha de São Paulo”, chamada “Quase Nada”, e uma página de Quadrinhos na revista mensal “Época São Paulo”.

Prêmios.
Jabuti: Melhor livro didático e paradidático para ensino médio ou fundamental - O Alienista - Fábio Moon e Gabriel Bá

Eisner Awards: Best Anthology - 5 - Fábio Moon, Gabriel Bá, Becky Cloonan, Vasilis Lolos e Rafael Grampá (2007).
Best limited series - The Umbrella Academy - Gerard Way e Gabriel Bá (2007).
Best digital comic - Sugarshock - Joss Whedon e Fábio Moon (2007)

Harvey Awards: Best new series - The Umbrella Academy - Gerard Way e Gabriel Bá (2007). Best artist - Gabriel Bá (2008)


Scream Awards: Best comicbook artist - Gabriel Bá - The Umbrella Academy

Xeric Foundation Grant - Roland (1999)

Angelo Agostini: Melhor Desenhista - Fábio Moon e Gabriel Bá (2005, 2006).
Melhor Roteirista - Fábio Moon e Gabriel Bá (2004)

HQ Mix: Homenagem - Destaque Internacional - Fábio Moon e Gabriel Bá (2008).

Melhor Edição Especial Nacional - 10 Pãezinhos: Mesa para dois (2006).
Melhor Revista Independente - 10 Pãezinhos: Um dia, uma noite (2006).
Melhor Blog de Artista - Os Loucos Underground (2003, 2004, 2005, 2006).
Melhor Edição Especial Nacional - 10 Pãezinhos: CRÍTICA (2004).
Melhor Desenhista Nacional - Fábio Moon e Gabriel Bá (2004, 2006)
Desenhista Revelação - Fábio Moon e Gabriel Bá (1999)
Melhor Fanzine - 10 Pãezinhos (1999)

Nenhum comentário: