Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Educação patriomonial numa bienal de várias linguagens

“Educação patrimonial, conceitos e práticas”. Este foi o tema da Conversa de Educadores, que aconteceu nesta manhã de sábado (13), no Espaço Café Literário, na 6ª Bienal do Livro. A professora, historiadora e pesquisadora do Museu de Campos, Sylvia Paes, juntamente com o jornalista e pesquisador de cultura popular, Ricardo Gomes, conversaram com os professores sobre a importância da escola resgatar o patrimônio regional material e imaterial.

A conversa teve início com um vídeo sobre a história do escritor José Cândido de Carvalho e sua contribuição para a Academia Campista de Letras. Na oportunidade, os pesquisadores disseram que a valorização do patrimônio histórico compete à educação, que deve iniciar nos primeiros anos esta conscientização aos alunos.

De acordo com Ricardo, os campistas deveriam valorizar mais o patrimônio regional. “A Cavalhada de Santo Amaro é um exemplo do nosso patrimônio, passado de geração para geração”, ressaltou.

Segundo Sylvia, a escola é formadora do valor do patrimônio cultural. “Nossas identidades são colocadas no mundo de maneiras diferentes. É necessário preservar os monumentos que construímos. Não devemos olhar para o passado, mas trabalhar a identidade no presente. Várias identidades foram deixadas para nós pelo índio goitacá. Temos que aprender a ver e admirar a história”, destacou a pesquisadora.

A professora, membro da Coordenação de Leitura da Secretaria de Educação e da comissão organizadora da Bienal, Ana Raquel Pourbaix, participou do bate-papo com os pesquisadores. “Dialogar com Ricardo e Sylvia foi um momento oportuno para os professores despertarem o olhar para a valorização da cultura e da literatura, enfim, de todas as riquezas da nossa gente, da nossa Campos, da nossa terra”, afirmou.



Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos



(Fotos: César Ferreira/secretaria de Cultura)

Nenhum comentário: