Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 27 de novembro de 2010

Cúpula do crime teria escapado e deixado os "gerentes" para se entregarem e serem "anistiados" depois

O Portal R7 disputa com o G1 o noticiárfio sobre a guerra no Rio. Mas o G1 não publica determinados fatos que, para termos conhecimento deles, temos que recorrer aos jornais de São Paulo. O R7 fica no meio termo e ainda noticia alguma coisa que não seja apenas a favor do que deseja o governo do Rio. Na nota abaixo, algo que pode ser verdadeiro, porque, até o presente momento, ninguém que seja importante do mundo do crime foi preso. Vamos à nota:

Informações extraoficiais da polícia indicam que os integrantes da cúpula da facção criminosa que permaneciam no complexo do Alemão decidiram não se entregar e já teriam deixado a favela, que está cercada pela polícia em meio à operação contra a onda de violência no Rio de Janeiro.


Segundo as fontes, os grandes chefes deixaram os demais integrantes da facção à vontade para concordar ou não em se render. Alguns conseguiram sair já durante a noite de sexta-feira (26) ou na madrugada de hoje, e outros escaparam esta tarde disfarçados de lixeiros, carteiros e até entregadores.


De acordo com um agente, caso os bandidos resolvam se entregar, ganharão uma "anistia" na facção mesmo que percam o fuzil que carregam.


Alguns criminosos já se entregaram à polícia durante o cerco desta tarde. Pela manhã, o comandante-geral da PM, Mário Sérgio Duarte, pediu a rendição dos traficantes do Complexo do Alemão. Segundo ele, não há a menor chance de os criminosos enfrentarem a polícia, que conta ainda com o apoio do Exército e da Marinha.


O cerco ao complexo de favelas aconteceu após a fuga de centenas de criminosos da Vila Cruzeiro, ocupada pela PM com ajuda de forças da Marinha na quinta-feira (25), em meio à operação contra a onda de violência que atinge a cidade há uma semana. Ao menos 35 pessoas morreram nos últimos dias, quando a campanha de ataques dos criminosos espalhou medo entre a população, com queima de carros e ônibus no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e em Niterói.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que há por trás desses ataques no Rio?

Por que o secretário de Segurança diz que é preferível afugentar os criminosos do que prendê-los. Fica parecendo que o governo fez acordo com os traficantes, antes das eleições, não cumpriu, e os traficantes agora estão dando o troco.

Curiosamente, a explicação que aparece com frequência para justificar os ataques de agora é que os traficantes não estão satisfeitos com a política de segurança do governador.

Se é assim, por que os bandidos não promoveram os ataques antes das eleições para tentar impedir a reeleição do Cabral? Também acho muito estranha a explicação do secretário Beltrame de que o importante é afugentar os bandidos e não prendê-los.

Esse episódio dos ataques dos traficantes está muito mal explicado. Verdadeiramente, qual é o motivo? Tem de existir uma razão para essa onda de incêndios e vandalismos. Por que agora, logo depois das eleições?

Dizer que os bandidos estão retaliando por causa das UPPs (Unidades Policiais de Pacificação) é justificativa que não se sustenta. Existem 1.020 favelas no Rio e só foram instaladas UPPs em 13 delas.

Nos últimos dias, já foram feitas várias prisões, inclusive de marginais exibidos pela polícia como “chefes do tráfico”. Por que até agora nenhum dos presos explicou o motivo desses ataques? Os policiais não lhes fizeram essa pergunta, que não quer calar? Está tudo estranho, muito estranho. E o governo estadual fica em posição insustentável.

Vamos falar francamente. Está parecendo que o os ataques se deram porque houve algum acordo entre o governo e os traficantes, antes das eleições. E como acordo não foi cumprido, agora os criminosos passaram a retaliar, cometendo esses ataques insensatos.

Esta explicação do secretário Beltrame, de que “o importante é afugentar os bandidos e não prendê-los”, é mais estranha ainda. O governador vai ficar inerte, não demitirá um secretário que faz uma declaração idiota como esta? Ou o secretário, ao determinar que os bandidos não sejam presos, está apenas obedecendo as ordens do próprio governador?

Essas dúvidas procedem, porque nas filmagens aéreas da fuga dos bandidos, eles estavam misturados aos policiais, até parecia que brincavam de apostar corrida. Realmente parecia que os PMS não queriam prendê-los.

Os “especialistas” que pululam na televisão, dando declarações a torto e a direito, fazendo comentários primários e absurdos, não se preocupam com o principal: o motivo dos ataques. Nenhum deles se referiu a esse importantíssimo detalhe, levantou hipóteses ou abordou as notórias ligações do governador Sérgio Cabral com as milícias. Recorde-se que, antes do Panamericano, ele deu declarações, orgulhoso de ter feito acordo com as milícias, para garantir a realização dos jogos. De lá para cá, o número de milícias só fez aumentar.

Anônimo disse...

Que deboche!

Policiais estranham falta de resistência de traficantes no Complexo do Alemão.


As forças de segurança que atuam neste domingo (28) no Complexo do Alemão, reduto de narcotraficantes na zona norte da capital fluminense, não encontraram resistência até agora e estranham a ausência de combates no local. Há suspeitas de que bandidos tenham fugido, mas muitos ainda estariam na região.

“A situação está preocupantemente tranquila demais”, afirmou o delegado Marcos Vinicius Braga. “Não é normal um estado de tranquilidade desse no Complexo do Alemão”, disse, sem especular o que teria acontecido para a falta de embate. Ainda não é completa a ocupação da região, de acordo com policiais.


É claro que houve acordo.
Houve acordo para que deixassem os marginais fugirem, houve acordo nos dois dias de cerco para dar tempo que os 600 marginais que estavam no alemão (eu acredito que eram mais de 1000)fugissem e deixassem armas, munições e drogas.

Parece que a sociedade gosta de ser enganada.

Anônimo disse...

O problema Avenilo é que vc e a turma do Garotinho não querem aceitar que o governador Cabral foi ousado em oredenar a invasão no morro e lutar contra a bandidagem. Iso era para ter sido feito muito antes, inclusive na época de Rosainha e Garotinho. Temos é que felicitar o governador Cabral.

Avelino Ferreira disse...

Ao anônimo acima, das 11:10, quero dizer que ele está mal informado. Inclusive, quando começaram os ataques das milícias, no governo Cabral, Garotinho alertou para o caso do Complexo do Alemão, que havia reforçado a bandidagem ou a bandidagm estava se reforçando na área. Só que Cabral, ao que parece, negociou com os bandidos, por causa das obras do PAC. Precisava de calma para evitar problmas com o Governo Federal. Foi ali, com a tal calma, que começou o problema e aumentou substancialmente, chegando ao ponto em que chegou. Por falar nisso, veja o caso das motos (350) encontradas agora pela polícia. Saiba de quando elas são, quando foram roubadas. Percebe, anônimo, que é tudo muito recente?