Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Livro do Visconde de Araruama é relançado

A terceira edição do livro Memoria Topographica e Historica sobre os Campos dos Goytacazes, com uma noticia breve de suas producções e commercio, de José Carneiro da Silva, o primeiro Visconde de Araruama, foi lançado no sábado (13), no Espaço Café da 6ª Bienal do Livro de Campos. Este foi o primeiro livro editado pelo Arquivo Público Municipal de Campos e publicado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima .

"Memoria Topographica e Historica sobre os Campos dos Goytacazes", uma obra raríssima, foi prefaciado pelo diretor do Arquivo Público, Carlos Roberto Bastos Freitas. O livro passa pela história dos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé e da Lagoa de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana. Aborda a questão dos índios Goytacazes, que eram chamados de "uetacazes". Fala também do Rio Paraíba do Sul. A primeira edição, de 1819, foi oferecida ao Rei D. João VI. A segunda edição é de 1907.

O lançamento contou com a presença do benfeitor do Arquivo Público Municipal, o vereador Edson Batista, autor da lei que criou o Arquivo Público. Edson Batista destacou a importância da publicação do primeiro livro do Arquivo Público: "É importante reforçar a cultura num mundo globalizado. Quem não tiver cultura forte nesse mundo globalizado, vai ser aniquilado e o livro vai fazer o papel de preservar nossa memória", acredita Edson Batista.



Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos



(Fotos: César Ferreira/secretaria de Cultura)

Nenhum comentário: