Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 13 de novembro de 2010

Os astronautas Anousheh Ansari (iraniana) e Marcos Pontes no campeonato de foguetes no campo do 56º BI

O município de Campos recebeu esta semana as maiores autoridades da área da astronomia do Brasil e do exterior.  A primeira mulher turista espacial, Anousheh Ansari; o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes; a maior referência na área de astronomia do Brasil, Ronaldo de Freitas Rogério Mourão; o presidente do Clube de Astronomia de Campos, Marcelo de Oliveira participaram nesta quarta-feira (10) do 1º Campeonato de Foguete de Ar.

O evento foi organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls e patrocinado pela Prefeitura de Campos, via Fundação Cultural "Oswaldo Lima", com o objetivo de promover encontro entre grandes personalidades da astronomia, alunos da rede pública, de programas federais e despertar nos alunos o interesse pela astronomia. 

O campeonato foi realizado com lançamento de foguetes e as disputas foram divididas em duas categorias: maior distância e altura. Os foguetes foram feitos com garrafas pet e cano de pvc. Eles voavam com a utilização de uma bomba de bicicleta com propulsão de água e ar comprimidos.  A disputa foi realizada entre os alunos da rede municipal, do Programa Nacional de Jovens e Adultos (Projovem), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Escola Estadual Oscar Batista de Cambuci, de São Gonçalo, entre outras.

- Eventos como esses são essenciais porque reúnem grandes celebridades com estudantes de várias idades, mostra aos alunos que a física dos livros está presente no dia a dia. Sem dúvida, esse evento marca uma geração e desperta nas crianças o interesse pela astronomia - , relatou Marcos Pontes.  Uma equipe de estudantes da Escola Municipal Doutor Luiz Sobral ganhou primeiro lugar no lançamento de foguetes mais distante.

Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos

Nenhum comentário: