Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de novembro de 2010

Os motivos dos acidentes nas estradas

O problema maior dos acidentes nas estradas, a despeito dos dados "comprovarem" que, em sua maioria, têm como causa a imprudência dos motoristas - a mídia prefere culpar o péssimo estado das rodovias, que não deixa de ser, em muitos casos, um motivo forte - é, sem dúvida, aquilo que não é colocado em discussão por motivo óbvio, qual seja, a proteção da indústria automobilística.

Venho, há anos - muitos e muitos anos - forçando o raciocínio das pessoas para um fato: a potência dos motores, que fazem os veículos desenvolverem velocidades muito acima do permitido por lei - entre 140 e 220 quilômetros por hora, em geral - quando o máximo permitido é 110 Km/h e, na maioria das vezes, 80 Km/h. E mais: a 80 quilômetros por hora, é possível, com facilidade, controlar o veículo, evitando colisões e, se estas ocorrerem, é possível reduzir os danos, pois é mais fácil freá-lo.

Todavia, a publicidade para a venda de veículos automotores abusa da capacidade dos motores, sua potência e velocidade. Ninguém discute o paradoxo: induzir alguém a adquirir um veículo porque este desenvolve alta velocidade quando as leis proibem trafegar acima de 80 Km/h na maioria das rodovias e, em casos especiais, 100 Km/h e 110 Km/h.

E, quando a mídia noticia os acidentes, culpam as condições das estradas e, até, as condições climáticas. Às vezes, a imprudência dos motoristas. Raramente - muito raramente, consideram a alta velocidade desenvolvida pelos condutores que sofreram ou causaram os acidentes.    

4 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

O dia que todos aprenderem que um carro não é para ser ostentado mas para nos servir, tudo será bem diferente.

E não adianta a gente querer brigar por isso com "faca com faca", "bala com bala", canhões e represálias querendo ganhar no grito. Não adianta. Ou os comportamentos são mudados ou ficaremos nessa lenga lenga.

Mas o negócio é que muitos que pensam que a "Revolução" se consegue na base da facada, ainda não acordaram para o "atrazo" desta ideia.

O EU SOU está Vivo e Ativo no planeta terra...

E Abraçar o Amanhã é o melhor.

Bem, mas tem que vir com Splanchizomai, senão, leva fubeka na fuça.

Como levou o comunismo sem JESUS LINDÃO!

Ora...

Quem quiser pode não acreditar, mas que pelo menos possamos ir em paralelas sem nos engalfinharmos em "nós", não?

Que criança mimada é este mundo de soberba, né Avelino?

Falar nisso...

Ainda vou tirar uma foto ao seu lado... mas com seu chapéu...ok? Tô falando a verdade. Chama o Cesão cabeludo para "iluminar" o momento.

Isso, sim, é bem melhor que andar a 150 por hora e perdendo a vida.

palavrinha:
monia

Mania de grandeza... é fogo!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Mas Jesus é Vento e adora apagar certos fogos... hehe!

vamos andar de carroça gente...
kkkkkkkkkkkkkkk

É melhor que carrugem de carochinhas cujas abóboras estão bichadas e cujos "bois" só tem ôio gordo.

alvinho disse...

tem noticia da saude de dede muylaert? teve radio noticiando morte. A filha dele rechaçou

carlinhos-j.carioca disse...

muito interessante este teu raciocinio.Avelino as escolas que preparam,digo,que orientam os candidatos a motoristas nao sao eficazes,nao as culpo,mas sim o sistema,so para citar diois:
1-os carros que somos orientados,e nao habilitados,tem a potencia 1.0.
2-os alunos nao tem um minimo de noçao do que é dirigir numa estrada(pratica),ja que os testes e as aulas sao realizadas na cidade.
Dai esse monte de coisas que vc citou,realmente nao sao somente as estradas(a avenida proxima ao HGG é um exemplo de crateras,mas ate agora felizmente,nenhum acidente grave).
abs