Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 7 de novembro de 2010

Márcio Vassalo na Caverna da Bienal

Márcio Vassalo conta a história da "Professora encantadora" neste domingo, às 10 horas, na caverna (Leituras da Caverna) na VI Bienal do Livro de Campos.

Márcio Vassallo é carioca e nasceu em 1967. Jornalista e escritor, é sobretudo, autor de sonhos. Viveu, durante boa parte da infância, no Pará, na Amazônia. Na volta para o Rio, trouxe na bagagem o encanto da linguagem popular e o olhar inocente: uma fórmula mágica para a comunicação com crianças, como mostram suas obras dedicadas a esse público. O mesmo olhar despreconceituoso e sensível mostra-se em suas atividades como colaborador de importantes revistas e cadernos literários brasileiros e autor de obras sobre livros e escritores, como a sua recém-lançada biografia de Mario Quintana, um dos grandes poetas da literatura brasileira de todos os tempos. Vassallo vive no Rio de Janeiro, mas freqüentemente roda o país para falar a crianças e professores em programas de incentivo à leitura. Essa comunicação intensa e delicada, alimenta seu universo.

Na obra infantil de Vassallo, a sintaxe cabocla combina-se à temática moderna e urbana e recicla arquétipos dos contos de fadas em histórias de personagens tão atuais como uma princesa descolada que, depois de transformada em sapa, vai viver feliz num brejo disfarçado de castelo em Copacabana, um sapo-don Juan suburbano que se gaba de fazer as lagartixas subirem pelas paredes, um príncipe mimado que não consegue sonhar, porque ganha tudo dos pais superconsumistas, ou uma fada madrinha, que, mesmo carente de colo e sem ter ninguém que cuide dela do jeito que imagina, está sempre disponível para ouvir os problemas alheios pelo seu celular.

A Princesa Tiana e o Sapo Gaze (1998), O Príncipe sem Sonhos (1999), A Fada Afilhada (2001) e O Menino da Chuva no Cabelo, obras de Macio, foram escolhidas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para integrar os Catálogos de Autores Brasileiros da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. O Menino da Chuva no Cabelo (2005) foi ainda escolhido para fazer parte do catálogo THE WHITE RAVENS, 2006, preparado anualmente pela Internationale Jugend Bibliothek de Munique.

O Menino da Chuva no Cabelo conta a história de um craque mirim, goleador de campos de terra batida, que, sem tempo para sonhar em tornar-se um jogador profissional, acaba tornando-se escritor. Numa história que é a cara de milhões de meninos, jovens e velhos, do país do futebol, Vassallo traz à tona o conflito universal entre o crescimento e a preservação da própria identidade.



“Surpreender o leitor é dar um susto nele com a linguagem, quebrar estereótipos, fazer com que ele veja as coisas e as pessoas por um novo ângulo. Gosto dos estranhamentos que reviram o nosso olho por dentro. Nada me seduz tanto na literatura.” (Márcio Vassallo)

OBRAS

Infantil & Juvenil
- A Princesa Tiana e o Sapo Gazé (il. Mariana Massarani) – 1998, Brinque-Book
- O Príncipe sem Sonhos (il. Mariana Massarani) – 1999, Brinque-Book
- A Fada Afilhada (il. Marilda Castanha) – 2001, Global (nova edição no prelo)
- O Menino da Chuva no Cabelo (il. Odilon Moraes) – 2005, Global (Altamente recomendável FNLIJ 2006)
- Da Minha Praia até o Japão – (no prelo), Global
- Valentina – (no prelo), Global

Não Ficção: Biografia, Reportagem, Memória
- Nos bastidores do mercado editorial – 1997, Ed. Cejup
- Mário Quintana – 2005, Moderna

Nenhum comentário: