Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bienal termina e deixa um gostinho de "quero mais!"

A 6ª Bienal do Livro de Campos terminou no domingo (14), em grande estilo, lembrando os 100 anos do cantor Noel Rosa, através do show musical, "Noel! Canta mais uma", com o grupo Som e Cena, sob a direção da professora Beth Rocha. Foram 10 dias de atividades intensas, que começavam às 10h e terminavam depois das 22h, até sair a última pessoa do espaço cultural, montado na praça São Salvador, no Centro da cidade.

 De acordo com o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, entidade organizadora do evento, foram atividades para todas as idades e gostos, espalhadas pela Arena Cultural, Caverna Literária, Café Literário e Botequim Literário. Sem contar com os 52 estandes, que corresponderam a mais de 300 editoras, as mais conceituadas do país.


A parte da manhã foi dedicada às escolas, com atividades para as crianças, na Caverna Literária. Para os jovens, as atividades iniciavam por volta das 14h, prosseguindo até o final da noite. Pelo evento passaram os maiores nomes da literatura nacional e internacional, além dos "talentos da terra", que lançaram livros, apresentaram espetáculos e participaram de mesas redondas.


Entre os 108 convidados da 6ª Bienal do Livro de Campos, estiveram Ferreira Gullar, Luiz Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Nelson Motta, Zeca Baleiro, Bia Bedran, Fátima Café, Laura Muller, Márcia Tiburi, Moacyr Scliar, Ana Botafogo, Elisa Lucinda, Tony Beloto, Gabriel Pensador, Thalita Rebouças e tantos outros, que encheram o espaço da bienal do livro. Prova de que o evento foi sucesso é que em determinados dias, por algumas horas, as portas foram fechadas, tamanha era a quantidade de pessoas dentro do espaço cultural montado na praça.

Estudantes da rede pública municipal e professores também ficaram satisfeitos com o evento. Além de poderem participar de atividades diversas, os alunos receberam a Notinha Legal, no valor de R$ 5,00, que poderia ser trocada por livros, assim como os professores, que receberam o Credlivro, no valor de R$ 50,00, para também ser trocado por exemplares.

 - Estamos todos de parabéns. O povo de Campos merecia um evento como este, de alto nível cultural - ressalta o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira.


Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos

(Foto: César Ferreira/secretaria de Cultura)

2 comentários:

carlinhos-j.carioca disse...

Avelino,parabens nao so pelo seu trabalho,muito exaustivo mas,tambem pela forma que foi realizado , com muito carinho,dedicaçao e competencia.Campos agradece por um evento cultural jamais visto e com uma organizaçao nota dez.Um abs.

juarez mota disse...

Tenho considerações a fazer. Com relação ao momento que em a Talita saiu da arena e se encaminhou para o outro lado para os autógrafos.
Neste momento ouve um corre-corre o que levou muitos adolecentes a sairem empurrandos as pessoas e por pouco não tivemos uma tragédia com pessoas sendo pisoteadas. Outro momento foi quando os guardas da prefeitura que faziam a segurança da autora pasavam pelas pessoas e as crianças de forma brusca pisoteando e empurrando a todos. Acho que nesse momento faltou planejamento por parte do nosso amigo professor Wainer.
Falo como profissionalda area de segurança e por pouco reafirmo não houve uma tragédia que poderia ser provocada pelo pânico.
Mas de todo o resto sensacional!
Parabéns Avelino!
Juarez Mota