Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 13 de novembro de 2010

Zezé Mota dá show junto com José Castelo que falou sobre Vinícius na Bienal

A atriz e cantora Zezé Mota cantou e encantou nesta quinta-feira (11), as pessoas que se aglomeraram na Arena Cultural, um dos espaços na 6ª Bienal do Livro de Campos, para a mesa redonda "Vinícius de Moraes e o amor demais", junto com o poeta e escritor José Castello. Assediada por uma multidão, desde que chegou ao evento, Zezé Mota disse que estar em Campos é sempre um prazer, principalmente, porque é sua terra natal, já que nasceu na localidade de Martins Laje.
- Gosto de falar de Vinícius de Moares, mas gosto muito mais de cantá-lo, porque suas músicas têm poesia. E juntar tudo isso num espaço como este da Bienal do Livro, está sendo um prazer muito grande. Os organizadores do evento estão de parabéns pela sua qualidade e grandiosidade - finaliza Zezé Mota.
Zezé Motta- Filha de um músico e de uma costureira, Zezé Motta mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha dois anos de idade. Frequentou a escola do teatro Tablado e começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, fígaro, Arena canta Zumbi e A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu Negro e, em 1974, atuou em Godspell.
A carreira de cantora teve início em 1971, em casas noturnas paulistas. De 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 80, lançou mais três discos. Participou de filmes como Vai trabalhar, vagabundo (1973), Ouro Sangrento, Anjos da Noite, Tieta do Agreste, Xica da Silva (1976) e que a consagrou internacionalmente, além de Orfeu. Em 1994, gravou a canção o ciclo da vida, abertura do filme o Rei Leão (1994).
Atuou na telenovela Xica da Silva, em 1996, vinte anos depois de protagonizar o filme, e onde fez a mãe de Xica, no início, e Xica na maturidade, no final. Zezé Motta também gravou alguns discos como Divina Saudade (1995), Chave dos Segredos (1985), Negritude (1979), Zezé Motta (1978), entre outros.

Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos

(Fotos: César Ferreira/secretaria de Cultura)





Nenhum comentário: