Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de novembro de 2010

Dia de Zumbi dos Palmares ou da Consciência Negra

Os feriados, até 2003, eram apenas relacionados aos santos (brancos) do catolicismo, personalidades (brancas) da história brasileira e feitos históricos (dos brancos). Com a lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, o Congresso decide homenagear uma personalidade negra, Zumbi dos Palmares, estabelecendo o dia de sua morte como uma data a ser lembrada: 20 de novembro. Mas ficando no texto: Dia da Consciência Negra.

Em muitos estados o dia 20 de novembro é feriado. E Zumbi é lembrado, assim como a luta dos negros contra a escravidão e as lutas dos negros por uma maior participação na sociedade, o que vem ocorrendo gradativamente, embora ainda com uma lentidão e regras que geram polêmica. Todavia, o reconhecimento das lutas e da cultura dos negros para a formação da identidade do povo brasileiro é cada vez maior.

Campos, tendo sido um dos maiores e mais importantes centro escravista, com uma enorme população periférica que ainda sofre por conta disso, não poderia ficar de fora das comemorações relativas à data. E a cultura negra, como a capoeira e o samba devem ser apresentados hoje em alguns lugares. Espero que a escola tenha cumprido seu papel e, neste mês, tenha trabalhado a história e a cultura negra com as crianças e jovens.

Para registro: Zumbi era escravo, foi entregue aos sete anos à igreja, serviu a um padre, recebeu o nome de Francisco e chegou a ser coroinha. Aos 14/15 anos, fugiu e foi para o Quilombo dos Palmares, tornando-se, em pouco tempo, um grande guerreiro e líder da comunidade. Resistiu a diversos ataques de soldados até 1694, quando o quilombo foi bombardeado e destruído. Ele fugiu, foi traído por um amigo e entregue aos escravocratas. Julgado e condenado, foi decapitado em 20 de novembro de 1695.   

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Avelino, eu entendo o que você diz, mas quepena que este padre não lutou junto com Francisco ( esse era seu nome ) e não mostrou a ele que JESUS JÁ HAVIA MORRIDO E ATRAIDO TODOS A ELE NA CRUZ. E que agora não mais homem, mulher, escravo ou negro, mas Jesus tudo em todos. Todos nós filhos de Deus?

Que pena que a religiosidade continua compartimentalizando e fazendo dos negros, zumbis, que precisam ser ainda reconhecidos e pior, não mais como gente, mas como filhos de zumbis. Eles nem podem saber que somos todos descendentes de Adão e que após desobediência teve que conviver entre cardos e espinhos. Mas Jesus veio ao mundo para acabar com essas diferenças. A religião atrapalhou tudo e inventou ídolos para que o povo não fosse a Jesus de Verdade, afinal, ser livre é ser livre mesmo onde todos nós somos servos uns dos outros.
Quando descobrimos Jesus como nosso Deus,somos filhos de Deus vivo e não mais parte da gente que precisa ainda correr atrás da história propria sem saber que a História é bem mais longa.

Mas que Deus traga a justiça na terra de verdade, onde não mais precisaremos reivindicar ser.

Que sejamos todos um. Foi para isso que Jesus veio ao mundo. Deus se fez homem, mas o mundo prefere deixar as pessoas ainda na escravidão.

É isso Avelino!