Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 15 de novembro de 2010

André Trigueiro e Arthur Soffiati falam sobre bio-diversidade

"O Brasil descobriu a energia certa no século errado". Essa é a opinião do professor da PUC-RJ e jornalista, pró-graduado em Gestão Ambiental, André Trigueiro, com relação ao Pré-Sal. Trigueiro, que proferiu no sábado (13) uma palestra sobre biodiversidade e ecologia na Arena Cultural da 6ª Bienal do Livro de Campos, comentou que não dá para abrir mão da exploração do Pré-Sal, afinal 80% da energia que move o mundo vem do petróleo, carvão e gás. Mas, Trigueiro fez um alerta:



-O petróleo é uma fonte de energia condenada, ainda nesse século, a perder prestígio. Não seremos dependentes do petróleo no final do século XXI. China, Europa e Estados Unidos investem muito mais em energia limpa, a chamada economia de baixo carbono. Não é preciso mais espremer cana para conseguir o etanol. Com tecnologia, já é possível conseguir etanol de matérias orgânicas como a celulose, folha de árvore, casca de coco e madeira", informou Trigueiro, que também destacou a importância de se utilizar também as energias eólicas e solares já que as fontes não renováveis vão acabar. O professor  Aristides Sofiatti, um dos grandes intelectuais do Brasil da área de meio ambiente, também participou do encontro.


No debate, mediado pelo jornalista Martinho Santafé, foram abordados ainda temas como a reutilização da água, a separação do lixo reciclável, a educação ambiental, a necessidade de se reduzir o consumo supérfluo e a importância da prática do consumo coinsciente. Da plateia, vieram perguntas sobre a política para o desenvolvimento sustentável, o que provocou uma crítica por parte do dois palestrantes com relação ao critério de escolha de ministros para áreas estratégicas do governo federal, como Minas e Energia, Meio Ambiente e Agricultura.

Quanto à estrutura da Bienal, André Trigueiro afirmou ter ficado impressionado: "Eu estou muito impressionado. A estrutura está muito bem montada, aproveitando os pontos cardeais da praça. A organização está ótima e o nível dos convidados muito alto. É de suma importância lembrar para a sociedade que nós só avançamos se nos instruírmos, informarmos e tivermos uma relação de afeto com esse objeto chamado livro", concluiu Trigueiro, que é apresentador do "Jornal das 10" e do programa "Cidades e Soluções", da Globo News e escritor, autor de "Mundo Sustentável", publicado pela editora Globo.



Extraído do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos



(Fotos: César Ferreira/secretaria de Cultura)

Nenhum comentário: