Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 6 de novembro de 2010

Fábio Sombra na VI Bienal do Livro neste sábado

 Fábio Sombra estará na Bienal de Campos neste sábado, às 16 horas, no espaço Leituras da Caverna. Saiba um pouco sobre este violeiro escritor:




Fábio Sombra  nasceu no Rio de Janeiro, em 1965. É escritor e violeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira como: folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola. Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” (2005) recebeu da FNLIJ o selo de “Altamente recomendável para o jovem”. Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.



Obras publicadas

Rio de Janeiro by Fábio Sombra – Ed. Viana e Mosley – 2004
A Lenda do violeiro invejoso – Ed. Rocco – 2005
A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel – Ed. Lê
A caravana do oriente – Ed. Rocco – 2008
Magrilim e Jezebel em: O rei do ABC – Ed. Lê – 2009
Armando e o mistério da garrafa – Ed. Abacatte– 2009
Curupiras, sacis e outras criaturas fantásticas das florestas – Ed. Rocco – 2009
Brincadeira de arco-íris – Ed. Ao Livro Técnico – 2009
Cantos e contas – Ed. Ao Livro Técnico – 2009
Treze casos de viola e violeiros – Ed. Escrita Fina – 2010
João Valente – Ed. Abacatte – 2010
O soldado que assustou a morte - Ed. Mundo Mirim
As dez filhas do seu João - Ed. Abacatte - 2010

Sombra em seu blog:



Eis aqui o meu terceiro lançamento deste ano: o soldado que assustou a morte (Editora Mundo Mirim). Um conto de fadas russo que recontei e adaptei para versos de cordel. Esta é a segunda adaptação que faço desde que iniciei minha pesquisa com os contos de fadas do leste da Europa - O primeiro foi o húngaro "João Valente" que foi lançado no início do ano e já foi adotado em diversos colégios do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.




O soldado que assustou a morte é uma história divertidíssima, onde Ivan, um jovem russo se mete em várias confusões envolvendo ogros, misteriosos viajantes, um saco de estopa encantado e um cálice de cristal que lhe traz um raro poder.



Este é o segundo livro da coleção "Contos de fadas em cordel" da Mundo Mirim e tem um visual muito colorido e caprichado. Eu mesmo o ilustrei e tenho certeza que muito em breve estará fazendo parte do imaginário de meninos e meninas de todo o Brasil.



Ah, sim, e tem mais um detalhe: o livro traz também a história em forma de roteiro de Teatro de Cordel, com instruções e dicas para montarmos uma peça, ou seja, o enredo pode ser encenado em sala de aula ou em casa, com os amigos.


Ultimamente tenho feito experiências e pesquisas sobre a arte da construção (e manipulação) de fantoches. Sempre fui fascinado por teatro de bonecos, marionetes e, naturalmente, pelos nossos tão populares Mamulengos.



Nas fotos, vocês podem ver minha primeira criação. Depois de idealizado e projetado, o boneco foi modelado em papel maché, com apliques de tecido. A pintura foi feita com tintas acrílicas.


Ainda tenho muito o que aprender mas, no mês que vem, estou de partida para Praga na República Tcheca para conhecer oficinas e técnicas sobre os tão famosos bonecos tchecos. O rei é uma figura recorrente no imaginário dos contos de fadas e, naturalmente foi a minha primeira escolha. Mas ainda faltam outros, como a princesa, o príncipe, o dragão, o bobo...


Um universo a ser explorado!

Nenhum comentário: