Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rosinha está estruturando a cidade que, um dia, será modelo para o país

Quando Geraldo Pudim foi candidato a prefeito, em 2004, participei de sua equipe de colaboradores diretos da campanha. Um dos pontos que debatemos e que Pudim colocou em seu programa de governo foi o que se referia à reestruturação dos bairros com tudo que consideramos que o morador merecia. Pudim ganhou o primeiro turno e perdeu o segundo. Em 2006, ídem. Infelizmente.

Em 2008, Rosinha é eleita e mantém o projeto, com o nome de "bairro legal". Não há nada mais importante para as famílias, enquanto residentes, do que um bairro todo estruturado, coisa que só as classes mais abastadas têm. Tinham, até então; agora, os mais pobres e periféricos também podem gozar desse luxo.

Curitiba, cantada em prosa e verso como uma cidade organizada, levou 12 anos para ser estruturada, tendo um prefeito arquiteto, o Jaime Lerner. Primeiro, nomeado pela ditadura militar. Depois, eleito. Depois, elegeu seu sucessor e foi governador do Estado, cuja capital é Curitiba. Ou seja, no mínimo 16 anos para tornar-se o que é há duas décadas: uma cidade exemplo. Um povo um pouco mais educado que o nosso, sem a síndrome da cultura da grande senzala, também ajudou.

Se o nosso grupo permanecer no poder por 12 anos, com pessoas fiéis aos princípios defendidos na campanha de 2008, por certo Campos ganhará o reconhecimento nacional. Reestruturar a cidade para o "boom" desenvolvimentista aguardado é o desejo da prefeita Rosinha e daqueles que estão conosco e que amam essa cidade. Para começar, os quatro anos (3 anos e 5 meses) de Rosinha suplantarão em obras e reestruturação da cidade, os 10 anos de Arnaldo/Mocaiber.

No que se refere aos bairros legais - Donana, Eldorado, Penha, Lapa, Ururaí - um exemplo de como tudo muda (inclusive a valorização dos imóveis, a auto-estima dos moradores), está na matéria abaixo


No "Brasília", as obras estão bem adiantadas


No "Brilhante", está tudo novo e os moradores reconhecem os benefícios

"Ururaí está se transformando num Bairro Legal, com as obras de urbanização e tratamento paisagístico que a prefeitura está realizando. Mais de 30 ruas estão sendo reconstruídas. No bairro Brasília, na margem direita da BR-101, as máquinas trabalham a todo vapor. O bairro Brilhante já está pronto, totalmente novo. Os moradores comemoram o fim dos buracos nas ruas e das fossas transbordantes, entre outros problemas que atormentavam a população.

- Agora estamos no paraíso. Estou muito satisfeita. A prefeita Rosinha Garotinho fez tudo que a gente não tinha. Antes, eu não tinha água, rede de esgoto esgoto, nem mesmo calçada. Meu quintal ficava cheio d'água e eu tinha de andar de bota. Agora posso andar de salto alto – comemora a comerciante Sheila Amaral, 38 anos.

A estudante Yandra Martins, 15 anos, disse que a obra está melhorando muito o bairro. "As ruas foram asfaltadas. Antes, a maioria das ruas tinha esgoto a céu aberto. Hoje, com certeza, está melhor", afirma a moradora de Ururaí.

Segundo o comerciante Alamir Ribeiro, 65 anos, nascido e criado em Ururaí, o bairro melhorou 100%. "Fizeram um calçamento de primeira. Estamos vendo que Ururaí tomou outro rumo, se tornou praticamente uma cidade", afirma."
(Matéria de Wesley Machado extraída do site da PMCG)



Nenhum comentário: