Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ex-aluno de Roberto reclama falta de atenção com o Jockey Club

O blogueiro Roberto Moraes publicou uma postagem enviada por um morador do Jockey Club e ex-alubo seu, cobrando da Prefeitura providências quanto ao lixo acumulado num terreno próximo ao canal de coqueiros, a falta de esgoto sanitário no bairro e falta de policiamento. Diz o autor que já fez contatos com a Prefeitura e esta só tem projetos, mas não faz o que ele quer. Por isso, recorreu ao blog.

Roberto publica  a postagem do ex-aluno e não tece comentário. Mas como moro no Jockey Club, para onde minha família se mudou em 1958 e, portanto, conheço bem o bairro que vi nascer, a partir de algumas casinhas já existentes, muitas delas pertencentes a "Cardosinho" que, pessoalmente, cobrava aluguéis, se não me engano, guiando um Simca Chambord (?!), decidi tecer um comentário.
O Simca Chambord (francês) foi o primeiro automóvel de luxo fabricado no Brasil, a partir de 1959.

Primeiro: os moradores não devem jogar lixo no terreno. Nem entulho. Quando não jogam no terreno, jogam no canal. Registre-se que o carro que recolhe o lixo passa regularmente em todas as ruas do bairro.

Segundo: a empresa que cuida de água e esgoto é bastante conhecida: Águas do Paraíba.

Terceiro: Policiamento é uma questão a ser levada ao comando da PM.

Quarto: Se olharmos o bairro como um todo (na verdade, são seis ou sete bairros que compõem oque denominamos de Parque Jockey Club,  mas este é diminuto e situa-se na área próxima ao hipódromo), constataremos que houve melhorias e obras, prometidas por Arnaldo Vianna ainda na campanha de 2000, só agora estão sendo concretizadas, como é o caso da creche que está sendo construída na "Matinha" e da ponte da rua Monsenhor Aquiles, que já foi entregue há muito tempo. 

O ex-aluno de Roberto Moraes está fazendo coro, proposital, com todos aqueles que resolveram culpar a Prefeitura (leia-se prefeita Rosinha) por todos os problemas do município. Não é o caso de Roberto, que tem bom senso e foi contundente nas críticas aos governos passados (estes sim, abandonaram a cidade) e hoje faz críticas pontuais. Porém, a maioria dos blogueiros, irresponsavelmente, nada apura e faz duras críticas a qualquer coisa que a Prefeitura faça.  


O ex-aluno diz ainda, genericamente: "Ruas escuras e sem policiamento nenhum, quando acionamos a PM, essa leva mais de 30 minutos para chegar ao local, quando vai! As pracinhas do bairro estão depredadas pelo tempo, sem diversão para nossas crianças e entretenimento para os adultos."


Depredadas pelo tempo é ótimo! E ele quer diversão para as crianças e entretenimento para os adultos. Mas o Jockey não tem "pracinhas", infelizmente. A única, em frente ao posto de saúde, foi reformada. Falta mesmo uma praça no bairro e esta é uma reivindicação antiga, prometida por Arnaldo na campanha de 2000. Não sei se há projeto para uma, mas é uma reivindicação justa e já deve estar sendo (se já não o foi) pensada pela Secretaria de Obras. Mas o ex-aluno do professor Roberto não atentou para este fato, ou seja, de que o bairro precisa de uma praça.  

Quanto a ponte, uma obra muito importante, publico aqui parte do texto escrito por ocasião da inauguração, em março de 2010:

"Sobre a nova ponte no Jóquei Clube, o secretário de Obras e Urbanismo, César Romero explica que a nova ponte tem passarelas laterais para pedestres, com extensão de 19 metros. “As passarelas foram recomendação da Prefeita Rosinha Garotinho para garantir a segurança dos moradores, principalmente os idosos e as crianças que transitam de bicicleta”.

Com a nova ponte, a rua Monsenhor Aquiles será uma via alternativa para a rua Ricardo Quitete, que já tem fluxo de veículos acentuado. A partir da construção da ponte, a Monselhor Aquiles funcionará como via de escoamento do trânsito do Jóquei Clube, desde o prolongamento da rua Saldanha Marinho até a 28 de março."

Nenhum comentário: