Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ofensa a ateus rendem à igreja e Rede TV ação do Ministério Público Federal

Ministério Público processa Rede TV! e igreja por declaração contra ateus


O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo moveu ação civil pública contra a emissora Rede TV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus pela veiculação de mensagens ofensivas contra pessoas ateias.
Nela, o órgão pediu que ambas se retratem no programa de onde partiu as declarações, bem como esclareçam à população sobre a diversidade religiosa e liberdade de crença no Brasil durante o dobro do tempo usado nas supostas ofensas.
Durante a edição do programa O Profeta da Nação, de 10 de março, o apresentador disse: "Só quem acredita em Deus pode chegar pra frente. Quem não acredita em Deus pode ir pra bem longe de mim, porque a pessoa chega pra esse lado, a pessoa que não acredita em Deus, ela é perigosa. Ela mata, rouba e destrói. O ser humano que não acredita em Deus atrapalha qualquer um. Mas quem acredita em Deus está perto da felicidade."
Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, as declarações ferem a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele afirmou que o Brasil é um Estado laico e que a todos é assegurada a liberdade de crença religiosa, além da possibilidade de ser ateu e agnóstico.
O MPF também pediu que a Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, instituição responsável pela regulamentação dos serviços de radiodifusão, fiscalize o programa e a emissora. Para o MPF, foi ferido um artigo do Regulamento dos Serviços de Radiofusão que obriga a subordinação dos conteúdos às finalidades educativas, informativas e culturais
(Matéria do JB)

Comentário deste blog:
 
Se os ateus e agnósticos ficassem mais atentos e decidissem pela manifestação pública de suas "não crenças", não só a emissora RedeTV e o religioso falastrão do programa O Profeta da Nação (quanta pretensão!) seriam punidos. Muitos outros canais de TV e emissoras de rádio fazem o mesmo, ou seja, permitem que espertalhões vendedores de fé revelem o despeito (misturado com o ódio que esconde a inveja) que sentem dos ateus e agnósticos, com agressões similares ao que gerou o processo do Ministério Público Federal no caso em questão.

Nenhum comentário: