Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 14 de agosto de 2011

Seminário da Prefeitura debateu a transparência

(Na mesa, além de Rosinha, estavam Garotinho, Dr. Chicão, Geraldo Pudim, Paulo Feijó e Marcelo Feres. Nelson Nahim também participou no sábado)

O Seminário promovido no fim de semana pela Prefeitura  de Campos, cujo tema foi Eficiência na Gestão Pública, reuniu os gestores do governo e supervisores e foi  considerado o melhor dos cinco ocorridos até ontem.
A prefeita Rosinha Garotinho deu o tom do seminário na abertura, quando discorreu sobre Valores, conceito recorrente até o final dos trabalhos. O professor Marcelo Feres insistiu, em sua palestra, no foco nas metas do plano de governo, atendendo cobrança permanente da prefeita.
Garotinho, na condição de um dos coordenadores do evento, falou sobre os resultados obtidos com os seminários anteriores. Com dados expressando a evolução na qualidade de serviços e quantidade de pessoas beneficiadas, falaram diversos secretários (saúde, educação, Fundecam, Obras...) que também responderam a questionamentos.

Traçando um quadro pessimista e um outro otimista para o futuro de Campos a curto e médio prazo, Garotinho disse que as perspectivas para o desenvolvimento são muito boas: mesmo que, na pior das hipóteses, percamos os royalties, os investimentos privados manterão o aquecimento econômico. De qualquer maneira, 50% das chances de dar certo, depende apenas de nós, principalmente dos gestores públicos.
O secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, falou sobre a necessidade permanente de estabelecer prioridades e propôs revisão em algumas áreas para que haja recursos a serem investidos na capacitação de pessoal para atuarem nas empresas que se instalarão na região.
Marcelo Feres apresentou os resultados do programa Fala Cidadão, considerado pela prefeita como ferramenta fundamental na transparência das ações. Alguns problemas surgem na demora da resposta ao cidadão, mas "vamos corrigindo e reduzindo ao máximo esse tempo".
Uma palestra motivacional do professor Edson Andrade, doutor em Saúde Pública pela Fiocruz e psicólogo, animou a todos. Ele discorreu sobre eficácia na gestão pública, contribuindo para uma reflexão sobre as mudanças de paradigmas.


A prefeita encerrou o seminário falando sobre as metas até dezembro deste ano. O seminário, considerado muito produtivo pelos participantes, teve uma amostragem do que está sendo feito na área da cultura, com uma apresentação artística e duas atuações do comediante Toninho Ferreira, com quem todo mundo riu, chegando às gargalhadas com suas piadas, afinadas com o tema do seminário.    

Nenhum comentário: