Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jornalista propõe "fora Teixeira" nos estádios de futebol

Um artigo bem interessante sobre Ricardo Teixeira, presidente da CBF foi escrito pelo blogueiro Tironi (Blog do Tironi) que eu reproduzo aqui, embora o autor não cite a principal figura em todo esse processo, responsável pela desmoralização de Ricardo Teixeira com pronunciamentos no Congresso e postagens em seu blog: Garotinho.

"Falta a voz da arquibancada para o #forateixeira



Os protestos contra Ricardo Teixeira começaram timidamente na internet, em redes sociais. E não há dúvida de que, naquele espaço, no fim das contas acabou sendo um sucesso. Variações da hashtag #foraricardoteixeira atingiram os Trend Topics do Brasil (lista dos termos mais citados do Twitter) e o assunto indiscutivelmente pegou.



Mas isto foi só um primeiro passo e, convenhamos, muito simples de ser dado: uma conta no twitter, acesso à internet, cinco segundos de disposição e qualquer um escreve #foraricardoteixeira. Até quem não está muito aí para o que acontece fora do campo de jogo.


O segundo passo já foi bem mais difícil, que era mobilizar às pessoas nas ruas. O sucesso da empreitada foi bem mais modesto. Algumas pessoas se reuniram no Rio de Janeiro no dia do sorteio da Copa do Mundo, mas o protesto foi inflado por manifestações de todo tipo: pelos professores, contra o governo, etc… Ainda assim, rendeu destaque na imprensa. O mesmo em São Paulo na semana passada.


Claro que não era de se esperar que o Brasil se mobilizasse em torno deste tema. Outros, muito mais relevantes, são deixados de lado pela sociedade brasileira. Portanto, apesar da adesão tímida, foi uma vitória modesta, de 1 a 0.


Mas ainda há um território a ser explorado: o estádio de futebol, o mais importante do ponto de vista de repercussão. Ainda não tivemos uma manifestação organizada nas arenas, onde o torcedor expõe seus sentimentos e a voz ecoa mais fortemente.


Uma coisa é reunir 300 pessoas no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Outra, bem mais impactante, é ouvir todos os estádios do Brasil onde tiver bola rolando na Série A em um domingo, o grito unido de todas as torcidas. É neste momento é que o coro ganha força.


Está marcada para a última rodada do primeiro turno do Brasileiro um protesto contra Ricardo Teixeira nestes moldes. Rodada importante, com vários clássicos regionais.Será hora de avaliar o verdadeiro potencial do movimento #foraricardoteixeira.



Nenhum comentário: