Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cientistas constatam que a lua é muito mais nova do que se pensava



Então, tá! A lua, segundo estudos recentíssimos de uma rocha trazida da de lá pelos astronautas da Apollo 16, em 1972 (creio que a mesma em que estava o astronauta que esteve em Campos este ano, no 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, o Charlie Duke, na comemoração dos 50 anos do vôo de Yuri Gagarin) o satélite natural da terra, bem mais novo que esta, claro, é muito mais "jovem" do que se pensava até agora.

A teoria vigente é de que a lua tem cerca de 4,5 bilhões de anos, quando um corpo celeste enorme colidiu com a terra e um pedaço de material desse corpo gigante, lançado no espaço, resfriou-se e solidificou-se, tornando-se o conhecemos como lua. 

Todavia, os novos estudos revelam que tal acontecimento ocorreu há cerca de 4,36 bilhões de anos e não há 4,5 bilhões de anos. A diferença de muitos milhões de anos deve ser confirmada em breve. As informações são da revista especializada Science, que informa que os estudos foram feitos pelos pesquisadores do laboratório nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos.

Esses cientistas utilizaram diferentes técnicas para calcular a idade da rocha lunar, medindo os níveis de metais, minerais e isótopos de samário. É a primeira vez que uma mesma rocha é analisada com diferentes técnicas de cálculo de idade. Por sua estrutura, os cientistas estão bastante seguros que a rocha se formou ao mesmo tempo que o satélite.



Nenhum comentário: