Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Doença que atinge mais os negros será tratada no HGG

Para minorar ou por fim a uma grave doença, que ataca principalmente os negros, sendo o Estado do Rio o que tem a maior incidência, perdendo apenas para a Bahia, a Prefeitura de Campos, via Hospital Geral de Guarus, lança, na próxima sexta-feira (26) o programa de atendimento a pacientes com anemia falciforme.

A cerimônia será às 9h, no auditório multimídia do HGG, e contará com a participação do vice-prefeito e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Oliveira, o Doutor Chicão, e de uma equipe do Hemo-Rio. O atendimento será referência regional.

 
Com Edson Batista na direção do HGG, o hospital está "entrando nos eixos" e passa a ser refer~encia no tratamento de várias especialidades, assim como em serviços como a fisioterapia. No caso da anemia falciforme, o HGG e a Secretaria de Saúde assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Superintendência de Saúde Coletiva, garantindo a reimplantação do programa no município.


Portadores da doença de outros municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense também passarão a ser atendidos no Hospital Geral de Guarus. As consultas serão às segundas, terças e quartas-feiras, e a marcação é diária.


O que é anemia falciforme?
É uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde dos órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos negros. O estado do Rio de Janeiro é o segundo do Brasil com maior incidência da doença; o primeiro é a Bahia.
(Com base em matéria do site da PMCG)

Nenhum comentário: