Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aos blogueiros ferozes e frustrados

Algumas pessoas, frustradas e sem horizonte, no que tange ao sentido de suas vidas - não ganharam o reconhecimento como profissionais, não receberam apoio do povo como políticos - usam os blogs (muitas vezes delas mesmas) para macular a imagem daquelas às quais invejam.

Assim é que vemos pessoas boas transformarem-se em figuras azedas, fazendo pregação até mesmo do que não acreditam. Revelam suas fraquezas e frustações quando atacam de maneira vil a prefeita Rosinha e o deputado federal Anthony Garotinho, duas pessoas que conseguiram sucesso profissional, reconhecimento público e entraram para a história como bons governantes.

Muitas dessas pessoas, hoje blogueiras ferozes, defenderam o governo Mocaiber e defendem o governo Sérgio Cabral. Têm a coragem (coisa admirável!!) de defender o indefensável. Para se ter uma idéia, basta que se compare os governos Garotinho e Rosinha com Marcelo Alencar e Cabral. Em todos os aspectos.

Cláudio Andrade, conhecido por muitos como "o fofoqueiro de plantão" (eu não partilho essa impressão) participa, com um percentual raivoso menor, dessa campanha para macular a administração de Rosinha. Tenta ser sutil, assim como tenta esconder o seu sarcasmo, usando uma linguagem que, segundo ele, é "reflexiva".

Diz ele:  "Na maioria das vezes, o que traz penumbra no atuar administrativo é a relutância em responder aos reclames populares." Primeiro, que não há relutância do poder público em mostrar o que faz, o que há por fazer e o que não vai ser feito, pelo menos no momento. Segundo, "os reclames populares" referido por ele, não são nada populares, pois o povo, em sua grande maioria, sabe do que está sendo feito e onde o dinheiro público está sendo empregado.


Superestimando-se, diz ainda: "No meu caso especificamente, é impressionante como a divulgação do Diário Oficial irrita tanto". Irrita tanto a quem? As publicações de alguns extratos do Diário Oficial ou de alguns atos administrativos em seu blog apenas ampliam aquilo que já é divulgado pelo site oficial. O que ocorre é que publica-se alguns extratos para dar a impressão errada. Por exemplo: contratação de um serviço por tanto. O serviço é por seis meses ou um ano ou uma quantidade de eventos. Mas Cláudio insinua que o contrato é por apenas uma vez, ou um dia, ou uma viagem (quando se trata de ônibus ou van).

Admite que os blogs atacam impiedosamente a Prefeitura, quando escreve: "Quase todos os blog estão respeitando a linha da cintura." E ironiza quando diz que "Aos poucos alguns membros do governo Rosinha estão aprendendo a dar satisfações das ações realizadas com o nosso dinheiro". As ações de governo e as "satisfações" são divulgadas exaustivamente, via site oficial, programas de rádio, prospectos e entrevistas com os membros do governo. Portanto, ninguém está "aprendendo" a dar satisfações.

Essa gente, como é o caso de Cláudio Andrade, é esperta. Bate em quem existe para ser reconhecida. Vão acabar conseguindo, pela insistência. Tanto é que estou postando esse texto, ajudando um pouquinho para a satisfação de alguns com problemas existenciais.

Nenhum comentário: