Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 8 de janeiro de 2012

Rosinha e Garotinho continuam à frente das ações da Prefeitura

Rosinha e Garotinho de plantão na Defesa Civil Municipal, na tarde deste domingo
(Fotos de César Ferreira)

A prefeita Rosinha e o dweputado federal Garotinho estão, desde o início da enchente em Campos e região, à frente das ações para atrendimento às famílias atingidas. Não fosse a exceção da localidade de Três Vendas, alagada por causa do rompimento do dique de contenção do rio Muriaé, os problemas seriam mínimos, porque a maior parte das famílias ribeirinhas ganharam casas da Prefeitura e mudaram-se para locais com toda infra-estrutura.

Mas, com o rompimento do dique, construído pelo governo federal em 2010, Três Vendas ficou alagada e milhares de pessoas tiveram que ser transferidas para abrigos em escolas. Três Vendas fica próximo a Outeiro, distrito de Cardoso Moreira que ontem foi alagado pelas águas do Muriaé e o prefeito pediu ajuda à prefeita Rosinha que, prontamente, atendeu.

Minha filha Kalinka, que reside em Niterói, ligou preocupada porque, pelo que viu no Jornal Nacional, a situação em Campos é catastrófica. Não quis acreditar quando eu disse que a situação em CAmpos está sob controle e, fora o caso de Três Vendas, uma localidade interiorana, cujos moradores recebem todo apoio da Prefeitura, não há motivo para alarme. Isso porque o Jornal Nacional mentiu ao insinuar, mostrando imagens de Três Vendas, que Campos estava debeixodágua e a Prefeitura não dava assistência às famílias. Mas a Globo não merece crédito e eu disse isso à minha filha.

Outra mentira divulgada por alguns blogueiros em Campos é que Garotinho não estaria dando apoio à Rosinha. Além de mentirosa, uma acusação absurda. Garotinho está desde o inicio junto da prefeita colaborando, com sua larga experiência como prefeito e governador, para resolver os problemas que surgem que são muito menores que os registrados nas enchentes anteriores, justamente porque Rosinha retirou a maior parte das famílias das áreas normalmente atingidas.

A região, sim, está vivendo o mesmo drama de algumas cheias anteriores do rio Muriaé, principalmente Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna e Laje do Muriaé. Ontenm um amigo meu disse que, se não fosse o rompimento do dique e da BR-356 próximo à Outeiro, a situação em Campos seria mais grave. Ledo engano. Aquelas comunidades são atingidas em cheio porque situam-se em áreas muito baixas. E o volume dágua aumentaria em alguns centímetros o volume do PAraíba na cidade de Campos, mas não daria para um suposto transbordamento excessivo.

Se as chuvas continuarem castigando Minas Gerais, o Muriaé e o Pomba provocarão aumento das águas do Paraíba, mas as cidades atingidas  serão as do Noroeste, incluindo Pádua e Itaocara. Campos está em estado de alerta, obviamente, mas nada alarmante, até o momento. E a prefeita e o deputado Garotinho, assim como as equipes de diversas secretarias da Prefeitura estão de prontidão.

Nenhum comentário: