Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Acidentes que causam invalidez permanente aumentam de 31 mil para 166 mil em seis anos e preocupa INSS

Reportagem do jonal Folha de São Paulo, de Erica Fraga e Paulo Muzzolon, revela um dado realmente preocupante: o aumento significativo de acidentes no trânsito que geram casos de invalidez permanente de trabalhadores. Problema grave para o acidentado e grave para o INSS, pois grande parte dos acidentados por invalidez está em fase economicamente ativa (entre 18 e 44 anos).

Os dados revelam que, de 2005, quando foram registrados 31 mil acidentes que causaram invalidez, a 2011, quando os acidentados por invalidez chegaram a 166 mil, segundo estatística do DPVAT, o seguro obrigatório pago pelos proprietários de veículos automotores. A maioria dos acidentados usava motocicletas (70% dos casos em 2011)
O quadro preocupa a Previdência Social, que teme ter de arcar com os custos de uma geração de jovens aposentados por incapacidade. "O que mais tem crescido é a concessão de aposentadoria por invalidez devido a acidentes com motos", diz Leonardo Rolim, secretário de Políticas de Previdência. Projeções apontam que o INSS gastou R$ 8,6 bilhões com benefícios gerados por acidentes de trânsito. A cifra representa 3,1% de todas as despesas previdenciárias.
(Sobre matéria da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: