Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rosinha conduz pessoalmente as ações da Prefeitura

(Foto: Gerson Gomes)
Rosinha está à frente das ações da Defesa Civil desde o início das cheias.
Na foto, a prefeita com o secretário de Estado de Asistência e Direitos Humanos, Rodrigo Neves

O trabalho humanitário desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, tanto na localidade de Três Vendas, como nos oito abrigos espalhados pela cidade, não param. Desde os primeiros desabrigados na área urbana, na terça-feira (3), que a secretaria faz a distribuição de alimentos, colchonetes e água, o que foi reforçado nesta sexta-feira (6) com um carregamento destes materiais vindo do governo do estado.
A prefeita Rosinha Garotinho continua acompanhando de perto a situação das 195 famílias atingidas pela cheia do Rio Paraíba do Sul e, na tarde desta quinta-feira (05), ela recebeu o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, na sede da secretaria municipal de Defesa Civil.

Além do anúncio da criação de um gabinete integrado de Ação Social para atender aos municípios das regiões Norte e Noroeste fluminenses que sofrem com transbordamento de rios, a prefeita, acompanhada do secretário estadual e da subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão do Rio de Janeiro, Nelma de Azeredo, esteve na Comunidade do Matadouro e sobrevoou a Lagoa das Pedras, onde os representantes do Estado puderam conhecer o conjunto habitacional do Programa Morar Feliz. O promotor público Marcelo Lessa acompanhou a comitiva durante o sobrevoo.

(Foto: Gerson Gomes)
Rosinha sobrevoando a área de Três Vendas

A Prefeita Rosinha Garotinho sobrevoou a área de Três Vendas, onde houve rompimento da BR-356, ocasionando a invasão da água na localidade. A prefeita informou que as mil famílias terão que ser retiradas da localidade por medida de segurança. Ela explicou que, inicialmente, foi cogitada a possibilidade de instalar pedras para contenção da água e proteção da localidade, mas foi constatado que isso é inviável de ser feito diretamente na pista da BR 356.

- Tecnicamente, isso não é possível de ser feito diretamente na BR 356. Ficou constatado que a estrada não vai suportar o peso de um caminhão carregado de pedras. A solução é retirar as pessoas de lá – informou a prefeita, que foi recebida pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado da Defesa Civil, Sérgio Simões.

Utilizando dois helicópteros, também, sobrevoaram a área o vice-prefeito, Doutor Chicão; os secretários de Defesa Civil, Henrique Oliveira; de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, e de Saúde, Paulo Hirano. “Levei o secretário de Obras para avaliar a viabilidade instalar as pedras para conter a água, mas já vimos que isso não é possível, e o secretário de Saúde para ver o local onde será montada a nossa estrutura lá”, destaca.
O secretário de Obras, Edilson Peixoto, disse que será tentado por parte da prefeitura uma outra alternativa: a de se fazer em uma estrada vicinal transversal à BR 356 um dique de contenção, com pedras e terra, para desviar o fluxo do rio Muriaé.
Rosinha lembrou que a prefeitura está com toda estrutura voltada para atender às famílias atingidas pela água. “As pessoas estão indo para abrigos. Vamos montar uma estrutura da Saúde no alto do Morro para atender aos moradores da localidade. Uma cadeirante da primeira rua a ser atingida já foi retirada. Estamos tomando todas as medidas de prevenção para que estas famílias não sejam atingidas”.

(Foto: Check)
Equipes da Prefeitura auxiliando as famílias 
- O que está sendo possível fazer, estamos fazendo. Todo o governo municipal está envolvido no atendimento às famílias atingidas pelas cheias e, diferente de 2009, em que o Paraíba atingiu uma cota como a que tivemos nas últimas horas, temos hoje um número bem menor de desalojados.

Naquele ano, eram 23 mil pessoas atingidas e agora são 800 vítimas dos alagamentos. Isso porque investimos em infraestrutura, com as obras do Programa Bairro Legal, com intervenções no sistema de galeria pluvial de diversos bairros, além da construção de mais de 3,3 mil casas do Programa Morar Feliz, retirando milhares de famílias de áreas de risco”, salientou a prefeita.
Além disso, um maior contingente de pessoas foi deslocado para a localidade de Três Vendas, onde a situação é grave. Nos abrigos, assistentes sociais continuam fazendo cadastramento das famílias atingidas pelas chuvas para, em caso de necessidade, serem inseridas no programa Morar Feliz. Psicólogos também fazem atendimento às famílias no local.

Na secretaria da Família e Assistência Social foi montado um pólo de arrecadação de alimentos, o mesmo que foi feito no Balcão de Empregos, que funciona na antiga Fábrica Big 13 Jeans. A secretária Izaura Freire, diz que, neste momento, qualquer tipo de doação ou ajuda é importante.

(Foto: Rogério Azevedo)
Secretaria de Saude em campanhade prevenção

Equipes da Secretaria de Saúde estão atendendo mais de 200 pessoas da comunidade Tira Gosto, que estão abrigadas, nesta sexta-feira (6), no Colégio Estadual Visconde do Rio Branco. Segundo dados da Secretaria de Família e Assistência Social, são 40 homens, 60 mulheres, 35 adolescentes, 60 crianças e seis bebês. No local, as famílias passam por consultas médicas, testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial e já recebem os medicamentos. Também há vacinação contra doenças como gripe, tétano, hepatite A e B, entre outras.
Conforme a médica sanitarista, Cristina Peixoto, até o momento, nos locais para onde foram transferidos os desalojados pela cheia do Paraíba, não há registro de casos graves ou doenças infecciosas. “Notamos que, pelo medo de uma enchente, por terem de abandonar suas casas, as pessoas estão estressadas e isso está provocando uma descompensação em hipertensos e diabéticos. Nesse caso, eles são medicados ou encaminhados para atendimento de emergência, como ocorreu hoje com uma idosa que estava com a glicose muito alta”.
(Trechos de matérias do site da PMCG)

Nenhum comentário: