Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Globo mente mais uma vez em matéria sobre as cheias

Há dias, minha filha, Kalinka, que reside em Niterói, me telefonou preiocupada com a situação de alamento em Campos. Eu expliquei que Campos vive um estado de alerta, porém de normalidade. E que a localidade de Três Vendas, que fica muito longe da cidade, é que sofreu muito devido o rompimento de um dique no rio Muriaé.

Foi difícil convencer minha filha, porque ela viu as imagens no Jornal Nacional, que deu a entender que a cidade estava alagada. Agora, novamente a Globo mostra imagens de alagamentos na região e diz que o problema maior está em Campos, com a maior parte dos desalojados e desabrigados. Como mentem descaradamente! A pior situação é a de CArdoso Moreira, cidade situada às margens do Muriaé e que localiza-se numa parte muito baixa. Em toda enchente fica dentro dágua.

A mentira da Globo (RJ TV) foi imediatamente repudiada por Garotinho que, sem espaço na mídia, usa o seu blog (Blog do Garotinho). Aliás, ele a prefeita Rosinha são os principais articuladores para evitar maiores danos à população da região e, no entanto, nem aparecem nas reportagens globais.

A situação em Campos é de alerta, mas normal. Os pontos frágeis situam-se longe da cidade e o problema grave foi em Três Vendas, uma pequena localidade próximo à divisa com o município de Cardoso Moreira e que, por causa do rompimento de um dique (construído em 2010), foi alagada.

Abaixo, a postagem de Garotinho em seu blog:

Mais uma vez o jornalismo da Globo mente para tentar passar para a população, uma idéia errada da situação de Campos e tentar induzir as pessoas a acreditarem que a prefeita Rosinha Garotinho é má administradora, ao contrário do que todos estão vendo, inclusive sendo elogiada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, como um exemplo a ser seguido por outros prefeitos.


Segundo o balanço de ontem à noite da Defesa Civil Estadual há em 14 municípios do norte e noroeste fluminense, 12.233 desalojados, além de 3.340 desabrigados. Segundo o RJ TV “a grande maioria (dos 15.500 desalojados e desabrigados) está no município de Campos”. Mentira!


Segundo a Defesa Civil Estadual há em Campos, 3.884 desalojados em consequência da chuva, com 1.028 desabrigados, quase todos em Três Vendas, onde ocorreu o rompimento da BR – 356 inundando a localidade, mas é bom frisar, todos recebendo total assistência.


O relatório mostra que a situação mais grave é no município de Cardoso Moreira onde existem 4.004 pessoas desalojadas e 1.368 desabrigados. 


Parem de mentir usando o drama das pessoas! Parem de alarmar a população! Respeitem o povo de Campos que não tem nada a ver com o ódio da Globo contra mim!

Nenhum comentário: