Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 21 de janeiro de 2012

Brasil, segundo país mais desigual dos 20 mais ricos

Grupo dos 5. Depois, Grupo dos 7. Agora, Grupo dos 20. As riquezas nos países até há pouco tempo considerados de "terceiro mundo" forçam a inclusão deles no bloco que decide algumas questões internacionais. Os 170 restantes continuam sendo (suas políticas econômicas) conduzidos.

Fortes, porém, não são apenas os que detém o dinheiro, mas sim o poder bélico. E os que têm a bomba atômica mandam. Mas estar no "Grupo dos 20" já mostra que países como o Brasil, por exemplo, sentam "em pé de igualdade!!" com os fortes. 

O problema é que dos 20, o Brasil é o mais cruel com seus pobres, perdendo, nesse quesito, apenas para a África do Sul. Nossa distribuição de renda é a mais perversa, pois a África do Sul, que nos ganha na má distribuição de renda, estava há pouco vivendo numa guerra civil. Além disso, éramos a oitava potência econômica do mundo e somos a sexta. Não se justifica tanta miséria, tanta pobreza. 

As nossas elites têm um dado que "atenua" a culpa pela espoliação do nosso povo: os EUA, entre os cinco mais ricos é o que tem maior desigualdade. Só para registro: o que tem menos desigualdade é a França.   

Nenhum comentário: