Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ministros fazem promessas após sobrevoar a região com Rosinha e Garotinho

Garotinho e Rosinha com os ministros Paulo Passos e Fernando Bezerra sobrevoam áreas atingidas
(Fotos de César Ferreira)


A comitiva embarca no helicóptero para ver as áreas atingidas pela enchente
(Fotos do site Campos 24 horas)
Os ministros Paulo Passos (Transportes) e Fernando Bezerra (Integração Nacional) sobrevoaram junto com a prefeita Rosinha a região atingida de Três Vendas, além de outras áreas de Campos e de Cardoso Moreira. Na comitiva estavam ainda Garotinho e os deputados Clarissa Garotinho, Paulo Feijó e Rodrigo Maia, além do vice-governador Pezão, do vice-prefeito de Campos, Chicão e do secretário da Defesa Civil, Henrique Oliveira.

Depois, os ministros e demais autoridades reuniram-se, como havia sido divulgado, na sede da Prefeitura para uma avaliação da situação e as providências a serem tomadas. Enquanto a prefeita Rosinha Garotinho estava reunida com os ministros em seu gabinete o nível do Rio Paraíba atingiu 10,69 metros, crescendo de 9h até meio-dia quando foi feita a última medição 19 centímetros.
 
Na reunião, no gabinete de Rosinha, o ministro dos Transportes, Paulo Passos se comprometeu a encontrar uma solução definitiva para a BR – 356, que rompeu, e o ministro da Integração nacional, Fernando Bezerra prometeu dar todo o apoio à prefeitura de Campos para a recuperação dos diques do Rio Paraíba em toda a sua extensão.
 
Também participaram da reunião os prefeitos de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; de Itaperuna, Fernando Paulada; e de Santo Antônio de Pádua, José Ricardo Padilha.

Enquanto ocorria a reunião, a água do Paraíba subia pelos bueiros em vários pontos de Campos. A Defesa Civil Municipal está colocando sacos de areia para evitar o alagamento, mas com o leito continuando a subir várias áreas serão inundadas. Neste momento chove em Minas Gerais e no Vale do Paraíba e é inevitável que o Rio Paraíba continue aumentando o volume de água. No momento equipes da Defesa Civil Municipal já estão atuando em vários bairros.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra enquanto estava reunido com Rosinha recebeu mais um informe dando conta que a chuva não deve dar trégua até quinta-feira.

O momento é de alerta, mas tudo está sob controle e o movimento na cidade é normal, a despeito da interdição, por precaução, da ponte Barcelos Martins. Mas o fluxo de pessoas e veículos é normal pelas outras pontes.

O rio Paraíba do Sul continua desafiador, mas majestoso, imponente, embora a quase totalidade das pessoas prefiram olhá-lo como algo ruim, uma ameaça. Este é o rio que conheci quando criança e que aprendi a admirar. Este é o rio que ensejou grandes e maravilhosos poemas, como o Amantia Verba, de Azevedo Cruz,  do qual retirou-se o Hino de Campos e que assim se refere ao Paraíba:

"Ó Paraíba, ó mágica torrente

Soberana dos prados e vergéis

Por onde passas como um rei do oriente

Os teus vassalos vêm beijar-te os pés"

(postagem sobre outra do Blog do Garotinho)

Nenhum comentário: