Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Rio Muriaé invade Três Vendas


Trecho da BR-356 próximo à Sapucaia rompeu-se com a força das águas do Muriaé

O rompimento do dique construído em 2010 pelo DNIT, do Ministério dos Transportes, para conter as águas do rio Muriaé em caso de cheia (para que não repetir o que ocorreu no verão de 2009 e outros de anos passados, como o de 1997, que alagaram toda a localidade de Três Vendas) causou estragos que não se acreditava que iriam ocorrer. A comunidade foi atingida e a Prefeitura teve que retirar, com apoio do Corpo de Bombeiros, 70% das famílias daquela localidade. As outras familias (30%) nçao quiseram deixar suas casas.

A reportagem feita pelo site de notícias Ururau esclarece o fato e traz mais informações:   

A estimativa da Defesa Civil de Campos é que na madrugada desta sexta-feira (06/12) , todas as casas da localidade de Três Vendas já estejam com pelo menos dois metros de água. Por isso todas as famílias que quiseram sair de suas casas já foram retiradas. Cerca de 30% dos moradores não quiseram sair, mas uma equipe vai permanecer no local para resguardar a vida destas pessoas que decidiram ficar em suas casas.

 
Durante o trabalho de retirada das famílias trabalharam 40 homens do Corpo de Bombeiros de Campos; 40 da Defesa Civil Municipal; 30 soldados do Exército de Campos; 30 da Guarda Civil Municipal; 80 do Centro de Controle de Zoonoses; 20 da Secretaria de Limpeza Pública, e 60 funcionários da empresa Vital, que presta serviços a Prefeitura. Além de fazer o resgate, os profissionais trabalharam na conscientização dos moradores.

 
Também foram utilizados 8 barcos dos Bombeiros, um helicóptero do Estado, dois mergulhadores e quatro guarda-vidas.

 
O Ponto de Apoio foi montado em um morro da localidade, perto da Igreja Pentecostal. Foram montadas quatro barracas que foram utilizadas na triagem dos moradores, e uma estrutura da Secretaria de Saúde também estava pronta para os atendimentos de emergência, porém nenhuma vítima precisou ser atendida.

 
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Campos, Coronel Sila Pereira, uma parte desta estrutura vai permanecer em Três Vendas durante toda a madrugada, para que os moradores que permaneceram em casas passam ter apoio. “Nós fizemos um trabalho preventivo, e deu tempo de retirar todos os moradores que quiseram sair, porém, estes moradores que ficaram em suas casas, podem precisar de ajuda durante a noite, e, para preservar a integridade física destas pessoas, nós vamos manter uma parte desta equipe aqui em Três Vendas, eles só não vão mais fazer mudanças, eles vão fazer o trabalho de preservação da vida”, disse.
(Site de notícias Ururau)



Nenhum comentário: