Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Apelo para o apoio aos estudantes

Sabemos que os empresários de Campos (creio que de toda a nossa região) nãoinvestem em ciência e cultura. Desde sempre, quando dão algum apoio, o fazem como favor, quando conhecem o pedinte. Síndrome da senzala. São os "novos ricos", burgueses, às vezes com educação, mas sem cultura, a não ser a dos costumes.

Quando a Prefeitura passou a receber muito dinheiro dos royalties, eles, os empresários, quando procurados por artistas ou agentes culturais, dizem o mesmo "não" de sempre, mas acrescentam, às vezes ironicamente, que "devem procurar a Prefeitura".

Por isso mesmo sempre lutei pelo Fundo Municipal de Cultura. Sei que serácom dinheiro da Prefeitura, mas o Fundo pode receber dinheiro federal e, agora, com Garotinho deputado federal, com certeza, teremos recursos para além dos municipais. Isso porque sua lixderança e influência por certo facilitará a captação de recursos. A Lei de Geraldo Venâncio não deu certo porque, mesmo descontando do ISS, os empresários se recusavam a apoiar projetos culturais.

O Fundo foi assinado pela prefeita Rosinha (espero e luto isoladamente por isso há cerca de 30 anos), mas ainda não foi (creuio) regulamentado. Enquanto isso, a Prefeitura vaui bancando tudo, diretamente. Os que fazem oposição à prefeita Rosinha, quando têm oportunidade (quando alguém precisa de algum recurso para viajar, por exemplo), culpam-na por não apoiar essa ou aquela iniciativa. Mas não têm a coragem de colocar o dedo na ferida: nossos empresários são incultos e olham para o próprio umbigo.

Agora, por exemplo, recebo um email da professora Eponine Souza, esposa do Doutor Marcelo Oliveira, professor da UENF e que conseguiu projetar Campos na esfera científica e cultural no país e no mundo, via seus projetos na área de Astronomia. Promoveu encontros que trouxeram a Campos expoentes nacionais e internacionais na esfera científica e cultural. Mas nenhum empresário apoiou suas iniciativas. Mesmo reunindo representações de cerca de 15 Estados brasileiros e 12 países dos cinco continentes.

O email de Eponine é um apelo para que estudantes de Campos, futuros doutores e cientistas, possam participar da equipe brasileira que vai À estação de pesquisa sobre Marte, no deserto de Utah, EUA. Para alguns idiotas, isso não interessa porque não dá voto. São os mesmos que desdenham GArotinho porque criou um excelente Centro Cultural no centro da cidade. São os mesmos que falam mal da prefeita por estar investindo milhões num Museu. São os tais Zé Ninguém de que nos falava Wilhelm Reich.

Mas vamos ao email da Eponine:

Amigos,

como a maior parte de vcs sabe, O Clube de Astronomia de Campos - Louis Cruls, do qual Marcelo é o Fundador (1996) e o Coordenador Geral iniciou no ano de 2011, uma Escola de Astronomia e Astronáutica. O Clube se destaca internacionalmente tanto quanto nacionalmente e, dentre as últimas conquistas do mesmo, o convite para Marcelo e equipe (Clube e Escola) comporem a primeira tripulação brasileira na estação de pesquisa sobre Marte no deserto de Utah.

Tudo estava se estruturando, no entanto, infelizmente Sr. Arly, pai de Marcelo teve um AVC, fato que levou Marcelo a se afastar das atividades temporariamente. Em virtude deste afastamento, os estudantes buscaram patrocínio nas instituições sem muito êxito e em virtude de sua inexperiência e da ausência de Marcelo tudo ficou mais difícil.

Eles ainda estão no aguardo de algumas respostas; o dia da viagem se aproxima e por experiência própria, muitas empresas respondem na véspera, portanto, caso vc possa contribuir para a viagem dos nossos estudantes ou divulgá-la para obtermos apoio, por favor entre em contato conosco.

São 4 passagens internacionais no valor de 4.000,00 reais cada.Totalizando 16.000 reais.

Não importa a quantia, todo valor será bem vindo e juntos somos mais!!!

Os estudantes se destacam na área de física, matemática, e astronomia sendo grandes promessas na área científica. Contamos com seu apoio, e estamos certos da sua colaboração e divulgação deste projeto.

Qq possibilidade entre em contato conosco.

Seja vc um colaborador deste belíssimo projeto!!!
Att

Eponine

Nenhum comentário: