Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Região Serrana registrou 900 mortos e 215 desaparecidos há um ano

Ainda restam 215 pessoas desaparecidas desde as fortes chuvas que causaram enchentes e desabamentos em diversos municípios da região serrana do Rio de Janeiro há exatamente um ano, deixando mais de 900 mortos confirmados.

Atualizados no início de janeiro, os números do PIV (Programa de Identificação de Vítimas) indicam que 137 pessoas ainda estão desaparecidas no município de Teresópolis, enquanto Nova Friburgo tem 44, Petrópolis 18 e Sumidouro uma; outros 15 desaparecidos não tiveram a localidade informada.

O Programa de Identificação de Vítimas faz parte de outro mais amplo, o Plid (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos), mantido em parceria entre o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e a Polícia Civil, e que conta com a colaboração de outros órgãos públicos, como a Defesa Civil, o Detran e o Corpo de Bombeiros.

Segundo o coordenador do Plid, o promotor de Justiça Pedro Borges, foram feitas 698 comunicações relacionadas à tragédia na serra fluminense.

No caso de Teresópolis, onde comunidades inteiras foram dizimadas pela enxurrada de lama e pedras, acredita-se que vários corpos ainda estejam soterrados pelos escombros. Moradores afirmam que ossos humanos são encontrados semanalmente por funcionários que trabalham em obras de reparação.
(Trecho de matéria da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: