Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 4 de setembro de 2011

Operados de catarata reúnem-se nesta segunda no HGG

Nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, no auditório do HGG, as pessoas que livraram-se da catarata após cirurgia realizada naquele hospital entre fevereiro e agosto desde ano, participarão de um encontro com as equipes responsáveis pelas cirurgias e ouvirão palestras de Ricardo Guerra Peixe, coordenador de Oftalmologia, e Andresa Rangel, fisioterapeuta e ergonomista.


Em geral, os pacientes acometidos de catarata são idosos e o encontro faz parte das comemorações do Mês do Idoso, promovidas pela Prefeitura Municipal de Campos.  Segundo Edson Batista, diretor do HGG, foram mais de 200 cirurgias de catarata realizadas no hospital, a partir do programa implantado por ele "Uma Nova V isão", logo que assumiu a direção daquele hospital. O objetivo é acabar com a demanda reprimida de cirurgias de catarata "e os resultados têm sido positivos".

As cirurgias de catarata têm duração média de 30 minutos e o paciente operado não necessita ficar internado, sendo liberado no mesmo dia. A cada mês, são realizadas em torno de 40 cirurgias. A catarata forma-se por diferentes razões, entre elas, exposição de longo prazo a raios ultravioleta, efeito secundário de doenças como diabetes, ou devido à idade avançada.

Nenhum comentário: