Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Deu no JB: 98 das 100 piores escolas no ENEM são do Estado

Deu no Informe JB de hoje a notícia que reproduzimos abaixo, escrita por Jorge Lourenço:


O excelente desempenho da rede privada no Enem 2010 mascarou a má performance do ensino público fluminense no exame. Entre as 100 escolas com piores notas no estado, 98 são da rede estadual. O resultado não é surpresa para quem acompanha de perto a situação da educação pública, como a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR-RJ).

 
Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Clarissa idealizou a campanha "Blitz nas Escolas", que já visitou mais de 40 colégios estaduais desde o começo do ano. A situação, como é possível ver em vídeo, é deplorável: sete secretários de Educação diferentes em pouco mais de quatro anos, turmas que não têm aula de seis disciplinas diferentes graças a falta de professores, aparelhos de ar condicionado inutilizados porque a rede elétrica da escola não suporta a instalação, salas sem janelas, áreas interditadas pela Defesa Civil, etc.
"Entrevistamos mais de 3500 alunos nesses primeiros seis meses e encaminhamos todas as irregularidades constatadas à Secretaria de Educação. O problema é que não tivemos nenhuma resposta. O Sérgio Cabral culpa até hoje "gestões anteriores" pelo fracasso dele na educação. O problema é que, com a reeleição, a gestão anterior é a dele. Não tem mais desculpa para justificar esta situação. É nítido que não existe uma política para a educação", disse Clarissa, ao Informe JB

Nenhum comentário: