Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O besteirol de uma tal de Giana Barcelos

Dei uma olhada, pela primeira vez, num blog chamado "reflexões". Assina uma pessoa (será mesmo?) de nome (será mesmo?) Giana Barcelos. Olhei porque o título me chamou a atenção: emancipação da Baixada, supostamente porque Rosinha não dá atenção às localidades situadas na terra dos muxuangos.

Bem, primeiro é necessário esclarecer que os blogs fizeram surgir um monte de gente que tem vontade de vomitar em cima dos outros e não tinha como, porque precisavam, antes, saber escrever para  publicar alguma coisa. Além, é claro, de existir, o que não é para qualquer um. Nos blogs, em geral, o qjue se vê é uma enxurrada de gente escrevendo sem saber o mínimo do idioma, sem saber o significado do que diz e, pior, os blogs deram condição de uma gente despeitada vociferar, difamar, caluniar, injuriar, sem receio de um processo judicial.

É o caso dessa tal de Giana. Pelo menos no que li há pouco. Parece despejar seus recalques (aliás, como outros blogueiros irresponsáveis, franco-atiradores) sobre quem inveja. Denomina reflexões o seu blog, embora, creio, não saiba o que é reflexão. Até porque, se reflexão é o que escreve, seu analfabetismo está desvelado, pois na escala de desenvolvimento dos mamíferos, estacionou sem atingir plenamente o humano. E jamais chegará a ser uma pessoa.

A febre emancipacionista acabou. Para alguns, como São Francisco de Itabapoana, justificou-se porque entre a sede e o então distrito estava Campos. Não havia (ainda não há) sequer uma ponte unindo os dois lados. Mas no caso de Campos, não se justifica tal pleito. E quanto a obras nos distritos da Baixada, só ela mesma para não saber o que foi e vem sendo feito. 

No caso do hospital, citado por ela, registre-se: os municípios vizinhos servem-se de Campos, porque não têm sistema de saúde funcionando (São João da Barra, São Francisco, Cardoso, Italva, São Fidélis, para citar alguns) e usam o nosso. Mesmo assim, a Rosinha vai construir o da Baixada, que já conta com bons postos de saúde e o Hospital São José. A emergência vermelha é centralizada no Ferreira Machado, que está sendo ampliado e atende toda a região. 

Não vou aqui enumerar os serviços públicos prestados na Baixada, porque sei que os que conhecem as localidades sabem. Quem não sabe é essa tal de Giana, que escreve Campo Gordo (vê se pode?), Goytacazes (o município é com "y", mas o subdistrito é com "z") e logo se percebe que ela não sabe do que está falando. 

Além disso, faz insinuações de maneira chula. Recurso de quem não sabe escrever nem o significado do que diz. Dá a entender que escreve de maneira coloquial, despreocupada. Na verdade, é uma maneira de velar o fato de que não sabe o idioma nem tem conhecimento que possa verbalizar. Não sei o que ela faz, mas deve estar num grupo qualquer de professora frustrada. Não aprendeu quando devia e podia e agora não assimila nada além de informações. Nunca conhecimento. É como Graciete. Mas esta está velha e não vai aprender mais. Não sei a idade dessa tal de Giana, mas se for a mesma de Graciete, coitada... vai ser difícil recuperar o tempo perdido.  

Um comentário:

Gianna Barcelos disse...

Ilmo Senhor Jornalista e professor de Filosofia.

O Senhor deseja uma resposta no campo da metafísica, ou seria mais adequado falarmos no campo da ciência social, para melhor compreensão dos leitores?

Em tempo, minha FAC é virgem!

Atenciosamente

GIANNA BARCELOS