Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 6 de abril de 2013

França aconselha evitar transporte público no Brasil


A embaixada da França no Brasil publicou em seu site oficial, na seção de conselhos aos viajantes, uma recomendação para que turistas evitem usar transporte público, "particularmente micro-ônibus", à noite no país.

O texto oficial, escrito em francês e especialmente direcionado ao público daquele país que deseja visitar o Brasil, cita o aumento da violência como justificativa para a nota de recomendação. A íntegra da recomendação da embaixada da França pode ser lida no site da embaixada

Nela, a embaixada diz ser "desaconselhável" o embarque em veículos de transporte público à noite, citando especificamente os micro-ônibus, e orienta os turistas a privilegiar o uso de táxi.

A nota foi publicada na última quarta-feira, dia 3, dois dias depois da divulgação do caso d e estupro coletivo de uma turista norte-americana em uma van no Rio.

Nesse caso, que teve repercussão internacional, o veículo era autorizado a trafegar nos municípios de Niterói e São Gonçalo, mas transitava irregularmente por Copacabana, zona sul carioca, onde a turista americana embarcou com o namorado.

Além do estupro, o casal foi roubado e o namorado da vítima, agredido. Os dois ficaram com os criminosos cerca de seis horas, diz a polícia. O crime ocorreu no último sábado, dia 30. A polícia prendeu três pessoas sob a suspeita de participação no crime, o último na noite de segunda-feira (1º).

Em 2007, o consulado da França no Rio já havia divulgado recomendações controversas aos turistas. Na ocasião, orientou os viajantes, por exemplo, a "dispor sempre de uma nota de R$ 50 para entregar, sem hesitação nem demora, em caso de assalto" no Brasil.

(Matéria da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: