Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 5 de abril de 2013

Câmara debate uma saída para as políticas compensatórias


A Câmara Municipal de Campos abre nesta segunda-feira, durante uma sessão especial, uma discussão sobre capacitação profissional, com ênfase nos beneficiários dos programas sociais mantidos pela prefeitura como o próprio Cheque Cidadão, entre outros. Com o slogan “Troque o seu Cheque Cidadão por uma carteira de trabalho assinada”, o seminário, de 9h às 17h, visa encontrar uma porta de saída para as políticas compensatórias.
No último dia 18 de fevereiro, o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, instituiu um Grupo Extraordinário de Trabalho para promover a independência econômica dos beneficiários do programa Cheque Cidadão.
“Precisamos fomentar políticas públicas voltadas ao favorecimento da inclusão no mercado de trabalho de quem hoje depende do cheque cidadão. Não tenho dúvidas de que isso passa por investimentos em educação básica e qualificação profissional. Vamos buscar meios para que os beneficiários dos programas deixem de depender do auxílio governamental através de sua inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, o acesso à educação e capacitação profissional são temas de fundamental importância”, falou Auxiliadora.
Além de Auxiliadora Freitas, o grupo é também formado pelos vereadores Albertinho, Cecilia Ribeiro Gomes, Miguelito e Cabo Alonsimar, e tem 90 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar um relatório conclusivo de suas atividades.
“A idéia é organizar diretrizes visando tornar o cidadão independente dos programas sociais, que precisam ser transitórios, não definitivos. Capacitado profissionalmente, ele não irá mais depender de ajuda governamental e vai melhorar seu grau de satisfação pessoal, sua autoestima e a capacidade de realização. A ofensiva da Câmara em direção à capacitação profissional tem um viés de campanha com forte conotação social e conscientização cidadã”, explicou Edson Batista.
 “O maior desafio dos governos atualmente é incluir políticas de educação e emprego que possam mudar a vida das pessoas para que elas não vivam de forma permanente na dependência dos programas sociais”, acrescentou o presidente do Legislativo, concluindo: 
"O período é de escassez de profissionais em diferentes áreas, e o tema da qualificação tem sido alvo de preocupação cada vez maior no País. “O Brasil enfrenta esse fenômeno da falta de mão de obra qualificada. Sobretudo em regiões como a nossa, que atravessa um processo de franco desenvolvimento e que abriga projetos de grande envergadura como o Açu e o de Farol/Barra do Furado. Logo, a Câmara não pode ficar alheia a esse processo de discussão”.

Nenhum comentário: