Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ex-líder do Siprosep, Boné sofre infarto e morre aos 68 anos

Faleceu ontem, domingo, por volta das 17 horas, Carlos Roberto Tavares Machado, o popular Boné, um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campos (hoje, Siprosep). Ele tinha 68 anos e há cerca de 15 anos estava afastado da vida política, nocauteado por um AVC. Boné deixa órfãos sete filhos, sendo três do primeiro casamento com Teresa e quatro do segundo casamento, com Dilma. Seu corpo está sendo velado no cemitério Campo da Paz, onde será sepultado ainda hoje.

Carlos Roberto Tavares Machado notabilizou-se como liderança sindical quando um grupo de servidores municipais, tendo como lideranças intelectuais Yvan Senra Pessanha, Jorge Francisco Freitas, Rosemary Lopes de Carvalho, Avelino Leôncio Pereira Gomes e Avelino Ferreira, decidiram, em 1979, reestruturar a associação da categoria. A chapa vencedora da eleição, todavia, negociou com o prefeito Raul Linhares e os servidores decidiram combatê-la, elegendo colegas afinados com suas propostas. Foi nessa ocasião que Boné revelou sua liderança.

Deposta a diretoria da associação dos servidores, assume a presidência da entidade em 24 de outubro de 1980 Laudenir Batista André, recém ingresso no Partido Comunista (ainda sem registro) e os companheiros comunistas João Bento Leite, Péricles Ramos, Érico Carvalho e Josias Tavares. Na década de 1980, as lutas dos servidores municipais prosseguiram com intensidade e Carlos Roberto Tavares Machado revela sua liderança, conquistando muitos benefícios para a categoria, principalmente na gestão do prefeito Anthony Garotinho, eleito em 1988.

Embora não militante da esquerda, Boné se relacionava muito bem com os comunistas e socialistas e, quando lançou-se candidato a vereador, teve uma boa votação, embora não conseguisse o mandato. Os servidores municipais devem muito a ele, nas suas conquistas e organização. Ele, que começou como motorista em 1965, foi chefe de seção na Secretaria de Transportes e fiscal de renda em 1990. Foi aposentado em 1995. Depois que sofreu um AVC afastou-se da vida pública e ontem, não resistiu a um infarto.  

Nenhum comentário: