Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 2 de abril de 2013

Flagrantes do passeio pelo rio Imbé

As belezas naturais do rio Imbé (fauna e flora) com Sophya e Flora no barco de Marcelo Fernandes

Subindo o rio Imbé (Sophya)

Subindo o rio Imbé (Flora)

Subindo o rio Imbé (Viviane)

No passeio guiado por Marcelo Fernandes, profundo conhecedor da região, eu, Viviane e Sophya e Flora saímos do Iate Clube Lagoa de Cima, atravessamos a lagoa e subimos o rio Imbé por cerca de uma hora. As belezas naturais foram motivos de admiração e as crianças curtiram muito. Aliás, todos nós. 

Eu morei no Imbé quando a floresta era muito mais extensa, na década de 1950. Vez em quando vou à região (Babilônia, Sossego), mas nunca pelo rio. Agora, subimos o rio Imbé, mas não chegamos à serra. E lá é que ficam os rios Zangado, do Norte, Mocotó, Opinião e Lagoa do Meio. Todos desaguam no rio Imbé. Do lado contrário, o rio Urubu, que nasce em várzea e não tem afluentes, não sendo volumoso como o Imbé. Os dois desaguam na Lagoa de Cima. 

As águas das cachoeiras não seguem para os rios e, sim, para as várzeas e os igarapés ao pé da serra. As belezas da região da serra do mar em Campos, divisa com Santa Maria Madalena e São Fidélis são pouyco conhecidas dos campistas. Publico essas fotos com o objetivo de gerar curiosidade, porque valorizamos muito pouco, quase nada, a nossa região serrana.    

Nenhum comentário: