Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de abril de 2013

Dr. Edson Batista: "sessão para ficar na história da Câmara"

(Fotos: Thiago Freitas)
O astrônomo do Vaticano José Funes

O astronauta Marcos Pontes

O astrônomo Pedro Russo, da Universidade de Leiden, Holanda

O diretor de Astronomia da Colômbia, Cristian Tehán

Astrônomo Scott Roberts, EUA

Astrofotógrafo Laurent Laveder, França 

Habib Dúmet Montoya, do ICRA-CBPF

Anthony, atento às palestras, com fone da tradução simultânea

Plenário da Câmara lotado com pessoas de várias partes do Brasil e da América Latina

Uma pose no plenário: Avelino, Marcelo Souza, Paulo Hirano, Pedro Russo, José Funes, Edson Batista, Scott Roberts, Cristian Tehán, Neném e Laurent Laveder.

Momento marcante para a história da Câmara de Vereadores de Campos deste início de legislatura foi,.sem dúvida,  a participação no 6º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. Uma platéia constituída de professores e estudantes universitários de todo o país, além de algumas dezenas de campistas que se interessam pela ciência ouviu atentamente as apresentações dos cientistas de vários países sobre o desenvolvimento da Astronomia no mundo. 

Com tradução simultânea, a platéia encantou-se com as falas e os slides apresentados, aplaudindo muito ao final de cada participação dos cientistas do Brasil, Colômbia, Holanda, Itália, França e Estados Unidos. A atenção maior foi para a conferência do diretor do Observatório do Vaticano, o padre, astrônomo, filósofo e teólogo José Funes. Com muito bom humor, José Funes provocou risos quando disse que alguém um dialhe perguntou se existe vida inteligente fora da terra e ele respondeu: "é difícil dizer, pois se mesmo aqui na terra vida inteligente é difícil de ser encontrada". 

Marcos Pontes apresentou alguns projetos que desenvolve em várias partes do mundo, na área de educação. Para ele (e para todos os que participam do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica), o interesse pelas ciências, principalmente a matemática e a física, é fácil de despertar com a astronomia, pois esta gera curiosidade e o programa que desenvolve, via Fundação Marcos Pontes (Astropontes), visa justamente inserir o estudante, principalmente crianças abaixo dos 10 anos, no mundo das ciências sem que perceba que está fazendo cálculos, usando a matemática. Para ele, não há nenhuma dúvida que a Astronomia é a porta de entrada, agradável, para as ciências. 

Os outros palestrantes fizeram apenas uma ligeira apresentação dos trabalhos que desenvolvem. Todos agradeceram ao Dr. Edson Batista pelo convite e Marcelo Souza registrou que além desta vez, na Câmara de Campos, a única Câmara de Vereadores que sediou um evento desses foi a Leiden, na Holanda, o que foi corroborado por Pedro Russo. Para eles, a interação dos cientistas com os políticos têm que existir, para que os projetos de desenvolvimento educacional e científico possam ser debatidos pela sociedade e concretizados. 

Dr. Edson Batista agradeceu aos convidados e disse que aquela sessão ficaria na história, sendo um orgulho para o parlamento campista a presença de tantos expoentes na esfera da ciência no Brasil e em grande parte do mundo. Sob aplausos da platéia, a sessão, transmitida pelo canal 152 da NET, inclusive via site da Câmara (www.camaracampos.rj.gov.br), foi encerrada. Em seguida, grande parte dos participantes posou para uma foto em frente ao Palácio Nilo Peçanha, edifício admirado por muitos que estavam em Campos pela primeira vez.   

Nenhum comentário: