Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 27 de abril de 2013

Ao raspar a barba perdi minhas forças


Várias pessoas que me conhecem sem barba, e ao saber que usei, durante parte ponderável da minha vida, uma espessa barba, pedem para eu postar uma foto daquela época. Hoje, velho e, sinceramente, sem doses agudas de saudosismo, decidi usar o espaço para postar uma foto (não muito boa, como podem ver) com barba e meu chapéu (já tive coleção).

Na foto, não me lembro tirada por quem, estou eu, meu amigo Laelson Barros e minhas filhas Maria e Juliana (hoje, com 32 e 29 anos, respectivamente). Registro que, nessa época, eu era forte, destemido e, por isso mesmo, apanhei muito da polícia. Também fui demitido de diversas emissoras de rádio e jornais. Mais ainda:  fui proibido de entrar em algumas rádios e na TV Norte Fluminense do então deputado Alair Ferreira. Mais: ameaçado de morte algumas vezes, tive que ficar fora da cidade por algum tempo. 

Raspei a barba e perdi minhas forças, tal Sansão sem seu cabelo. Tornei-me um homem fraco, quase que defendendo o politicamente correto, e governista. Fim de carreira melancólico. Até professor me tornei, fazendo parte de um exército de fingidores que fingem tão bem que acreditam ser verdade o que pregam diariamente nas salas de aula. Para aliviar um pouco, escrevo historinhas da minha terra, valorizando personagens que viveram e morreram com dignidade. E sobre parte de nossa cultura, cujo valor ainda terá o reconhecimento da maioria (espero). 

Nenhum comentário: