Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 13 de abril de 2013

Câmara vai restituir diploma de vereador a Jacyr Barbeto


Edson Batista fez história como médico cirurgião, como competente administrador público e privado, como vereador e, agora, como presidente da Câmara, está marcando sua passagem pelo Legislativo com ações que reforçam o binômio forjado na sua trajetória: honestidade e competência e, claro, compromisso com a história.

No próximo dia 30, proposta por ele, a Câmara vai prestar uma homenagem que ficará na história de Campos: Jacyr Barbeto, uma das maiores lideranças sindicais que tivemos, vereador mais votado na eleição de 1962, cassado no dia 13 de abril de 1964, terá seu diploma de vereador devolvido pelo legislativo à sua família. Um feito histórico.

No dia 1º de abril de 1964, Jacyr Barbeto fugiu para não ser preso pela ditadura que começou naquele dia, ainda de madrugada. A intenção era cassá-lo, assim como ao prefeito Barcelos Martins. No dia 10, a situação de Barcelos ficou insustentável e ele foi à capital, Niterói, para se encontrar com os líderes de seu partido, o PSP (o mesmo de Jacyr). À noite, sua casa foi invadida e, pela manhã do dia 11, ao saber do ocorrido, sofre um infarto fulminante. No dia 13, a Câmara é forçada a cassar o mandato de Jacyr.

Único vereador cassado como comunista, subversivo, Jacyr Barbeto refez sua vida com muita dificuldade na  Baixada Flumiennse. Só após a eleição do Brizola Jacyr retorna a Campos, como diretor da 2ª Ciretran. Tentou botar ordem na casa e sofreu ameaças e perseguições. A Ciretran foi invadida., Sua casa foi invadida. E ele sofre um acidente na BR-101 considerado suspeito, por muitos. Morreu e deixou sua história que, agora, com Edson Batista, começa a ser lembrada, recuperada.

Caberá ao professor Hélio de Freitas Coelho falar sobre Jacyr na sessão especial dia 30. Helio Coelho, que, como presidente da Câmara entre nos anos 1977 e 1978 que teve a coragem de prestar homenagem aos deputados cassados Adão Pereira Nunes e Antonio Carlos Pereira Pinto em plena ditadura, arriscando ter, também, seu mandato cassado, vai participar de mais esse momento histórico, a pedido do Dr. Edson Batista. 

Os verdadeiros democratas desta cidade não poderão se furtar ao comparecimento à Câmara no dia 30. Os líderes sindicais que ainda conservam uma réstia de compromisso histórico com nosso povo, com nosa gente, não poderão ausentar-se dessa solenidade. 

Nenhum comentário: