Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 29 de abril de 2013

Câmara restitui simbolicamente o mandato de vereador a Jacyr Barbeto

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Campos, amanhã, terça-feira, vai prestar homenagens a diversos trabalhadores, indicados por vereadores como exemplos. Um deles é Carlos Américo, há 60 anos atuando na Livraria Ao Livro Verde. 

Além das homenagens aos trabalhadores, o presidente da Casa, Edson Batista, escolheu o Dia do Trabalhador (a sessão será dia 30, porque dia 1º é feriado) para prestar homenagem póstuma ao ferroviário, líder da categoria e vereador mais votado em 1962, cassado pela ditadura em 1964, JAcyr da Silva Barbeto.

Além da homenagem, a Câmara aprovou, por indicação de Edson Batista, a devolução simbólica de seu mandato, com diploma expedido pelo Legislativo e que será entregue aos familiares de Jacyr, morto em acidente suspeito em 1987, após ter sua casa invadida, assim como a sede do Detran em Campos, que ele dirigia, nomeado que foi pelo então governador Leonel Brizola em seu primeiro mandato (1983/1986).

No dia do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart, 1º de abril, Jacyr Barbeto fugiu para não ser preso ou assassinado. Seu amigo e colega de partido, o PSP, deputado federal Adão Pereira Nunes, fez o mesmo e teve seu mandato cassado pelo Ato Institucional nº 1. O prefeito Barcelos Martins viveu dias de agonia. Ele também era do PSP e amigo de Jacyr e Adão e, no dia que veio a ordem para sua prisão, 11 de abril, ele havia falecido pela manhã, após saber da invasão de sua casa, na noite do dia 10. 

Adão Pereira Nunes teve seu mandato devolvido simbolicamente pela Câmara Federal. E, agora, a Câmara Municipal faz o mesmo com Jacyr Barbeto, único vereador cassado em Campos.  

Nenhum comentário: