Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 24 de março de 2012

Rogério Bicudo no Trianon, para quem gosta de boa música


O compositor, violonista e cantor Rogério Bicudo apresentará, no Trianon, dia 30, a partir das 20 horas, num programa de voz e violão, seu trabalho autoral e uma viagem aos clássicos da MPB. Há duas décadas Rogério Bicudo divide seu tempo entre a Holanda e o Brasil, participando de concertos e festivais internacionais. Agora, mostrará um pouco de seu trabalho nessa apresentação para quem gosta da boa música.  

O músico campista Rogério Bicudo, nascido em 1957, descobriu o violão muito cedo , mais precisamente aos oito anos de idade, se profissionalizando aos doze tocando principalmente música popular. Sua paixão pelo instrumento só aumentou, o que o levou a estudar na Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro e mais tarde violão clássico com Odair Assad. Em 1982 parte rumo a Espanha onde estudou no Real Conservatório de Madrid.

Em Amsterdã, cidade onde reside desde 1988, gravou o LP “Chorinhos Brasileiros e Fuga” com o seu ‘Trio de Janeiro’ e funda quatro anos mais tarde o Choro Combinado, um quarteto que combina escolas e escalas sem perder as referências do choro tradicional. Com o Choro Combinado gravou o cd “Sonoroso” em 1999 e em 2001 “Curare”.

Em 2006 grava pela 1ª vez um CD cantado, com o título “Solução” , no qual resgata alguns dos mais belos sambas das décadas de 50 e 60 do século passado.
Com o saxofonista Sul Africano Sean Bergin (www.myspace.com/berginandbicudo) gravou em 2008 “Tale of Three Cities”, cujo título refere às cidades onde cresceram, Rio de Janeiro e Durban e Amsterdam que é a cidade onde se encontraram. Um CD no qual a rica tradição musical de ambos os países se encontra e flui muito naturalmente.
Rogério Bicudo se apresentou em diversos países, sob os auspícios da Embaixada do Brasil, levando assim o Choro e o Samba a todos que apreciam a boa música brasileira. No Brasil se apresentou com grandes músicos como Joel Nascimento, Paulo Moura , Tony Botelho entre outros. Todo o lirismo e riqueza da essência musical brasileira é explorado por Rogério em suas interpretações.
Sempre que vem ao Brasil procura se apresentar na região. Em 2008 se apresentou na Lapa- RJ e no SESC Campos e no início de 2009 se apresentou na Lapa- RJ. Em 2009 ainda, apresenta-se no Palácio da Cultura e, em 2010, no Lagamar, Farol de São Thomé e na 6ª Bienal do Livro. 

Nenhum comentário: