Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 19 de março de 2012

Os Psicodélicos homenageia o Goytacaz no seu centenário

De Humberto Rabgel recebi o texto abaixo, que reproduzo inteirio para os leitores deste blog e aproveito para parabenizar o compositor Fábio Guilherme, vencedor de vários concursos de samba-enredo:

O Bloco “Os Psicodélicos”, o mais tradicional de Campos, fundado em fevereiro de 1968, com 20 títulos no currículo, desfilará no carnaval fora de época de Campos, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de março, com o enredo “Na História do Futebol, Os Psicodélicos é a Grande Família que Comemora o Centenário do Goytacaz”. Uma homenagem do Bloco mais tradicional de Campos ao centenário do clube mais tradicional da Cidade..
O Samba, de autoria de Fábio Guilherme, é o seguinte:

Marca o tempo na história,
O jogo vai começar
Se o mundo é uma bola
Civilizações de outrora
Girando eu vou contar

Na China, cabeças rolaram
Nos campos, batalhas travaram
Fez a festa no Japão
Foi na Grécia campeão
E os ingleses deram nome a invenção

E a bola rolou
Chegou no país do futebol
Hoje canto essa família
“Pisa show” nessa avenida
No centenário, meu carnaval

Meu Santo Antonio abençoou
Mama na Burra, eu vou
No Boi Capeta procurar você (Bis)
O meu índio tem apito
A torcida dá o grito:

Sou Goytacaz até morrer
Sou Goytacaz, sou Goytacaz,
Nosso lema é vencer, vencer...

Bate forte bateria
O "Psicodélicos" faz o gol nessa folia
Meu sangue é azul
Meu branco “tá” na alma
Vermelho é o coração
Sou verde na esperança
”Psicodélico Curumim”,
Desde criança
Explicações:

Pisa Show – tradicional torcida do Goytacaz, fundada pelo Carlos Alberto,. O ”Pisa na Barata”, devido ao defeito em uma das pernas. Esta torcida tem a tradição de levar um autêntico Boi Pintadinho, para os jogos.

Santo Antonio – igreja de Guarus, bairro de Campos, onde foi construído o primeiro campo do Goytacaz. Santo Antonio foi também padroeiro do clube por muito tempo

Mama na Burra – tradicional Bloco dos torcedores do Goytacaz. Desfilou até 1982. Saía da casa do Dr. Nilson Cardoso, médico e dirigente do clube.

Boi Capeta – boi Pintadinho formado por torcedores, que sai de frente ao Estádio do clube, desde 1982, nas sextas-feiras de carnaval. Todos saem vestidos de mulher.

Meu índio – o nome Goytacaz foi uma homenagem de seus fundadores aos primeiros habitantes da região, os índios Goytacá.

Meu sangue é azul, Meu branco “tá” na alma – as cores do Goytacaz são uma homenagem ao romance “O Guarany”, de José de Alencar, escrito em 1857 e a ópera “O Guarany”, feita em 1871, pelo Maestro Carlos Gomes. Em “O Guarany”, como sabemos, os personagens principais são Perí e Ceci. Perí, símbolo do ser forte, corajoso e íntegro, era um índio Goytacá. Já as cores foram inspiradas na Ceci, que tinha a pele branca e os olhos azuis.

Vermelho é coração e o verde é esperança – as cores de “Os Psicodélicos”, são Vermelho, Verde e Branco, em homenagem ao Fluminense F.C.,. Clube do radialista Josélio Rocha, um dos fundadores e atual Secretário Geral. do Bloco.

Curumim – pequeno índio. Símbolo do Goytacaz.

Nenhum comentário: