Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 16 de março de 2012

Obra do Poeta: a história de Italva em versos

Antonio Carlos, o Poeta de Italva, encontra Avelino

e lhe oferece seu segundo livro sobre o município, que foi

homenageado por Gabriel Sant'Ananna, outro poeta

e ganhou muitas matérias de jornais

Italva em Versos II, livro do Antonio Carlos Bernardo Marques, o Poeta, campista de Italva (nasceu em 1954, muito antes do distrito emancipar-se de Campos, o que ocorreu, após muitas lutas, em 1986), conta a história de Santo Antônio das Cachoeiras em versos, desde 1873 até os dias atuais. 

Conheci o Poeta em 1997, quando, convidado, fui assessorar o prefeito Glycério Rocha. Salário minguado, mas fiz meu trabalho participando das ações do governo e divulgando o que considerava importante. E foram muitas as ações do período Glycério, projetando Italva na região e no Estado. E Antonio Carlos lançou seu livro, Italva em versos, que ajudei a divulgar.

Foi um livro interessante, pois não havia, até então, uma história do município. Não que seu livro seja de história, mas, em forma de poesia, conta a história do município. Agora, ele foi mais fundo no poço das informações e conseguiu garimpar em cartório, igrejas e depoimentos. Sua nova história, em versos, de Italva, é um excelente trabalho, que foi revisado por Ângela Gomes e deu todo apoio na edição.

O contador de histórias Gabriel Sant'Anna, premiado pela Funarte, ao lançar seu último livro até agora, em 2011, "O chapéu do Gabriel", com prefácio de Bia Bedran, dedica duas páginas de sua obra à Italva, quando enaltece a figura do Poeta. 

Parabéns, Poeta, pelo belo trabalho! e que os italvenses saibam valorizar quem valoriza sua terra e seu povo.     

Nenhum comentário: