Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Brasil cai mais ainda no ranking de liberdade de imprensa


Brasil é 108º colocado em ranking de liberdade de imprensa


O Brasil caiu nove posições no ranking internacional de liberdade de imprensa elaborado pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF). O país ocupa a 108ª colocação, de um total de 179 nações.

Segundo o relatório da ONG, cinco jornalistas brasileiros foram mortos em decorrência da profissão em 2012. O ranking da Federação Internacional dos Jornalistas, divulgado em 31 de dezembro passado, registra seis mortes.

Para a RSF, a mídia regional do Brasil é "fortemente dependente" das autoridades estaduais e está exposta a ataques, violência física e censura provocada por ações judiciais, inclusive contra publicações de blogs.

"Esses problemas foram exacerbados por atos de violência durante a campanha eleitoral de outubro de 2012", completa a entidade.

No relatório referente a 2011, o Brasil já havia caído 41 posições e ocupava o 99º lugar. Neste ano, a nota do país, em uma escala que vai de 0 a 100, foi de 32,75 --quanto mais baixa a pontuação, maior é o respeito à liberdade de imprensa.

A Finlândia (nota 6,38) lidera o ranking, seguida por Holanda (6,48) e Noruega (6,52). A Jamaica, em 13º lugar, tem a melhor colocação entre os países das Américas.

(Extraída da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: