Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chuvas causam estragos e leitor critica Sérgio Cabral


Sobre as chuvas e os estragos provocados por elas, segundo trecho de matéria da Folha de São Paulo:
Os municípios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, foram os mais castigados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde ontem. Uma pessoa morreu e mais de 3.000 estão fora de casa.
m Duque de Caxias, os rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari transbordaram e inundaram diversos bairros. Cerca de mil pessoas estão desalojadas na cidade. No distrito de Xerém, o cenário é de destruição. A lama cobre diversas ruas e casas da região. A Defesa Civil do Rio confirmou a morte de um homem. Oito pessoas estão desaparecidas.

O prefeito Alexandre Cardoso, empossado há dois dias, decretou estado de emergência em todo o município. Uma igreja metodista da região recebe e distribui doações de água, comida e roupas. Também é feita a vacinação contra tétano.

Em Angra dos Reis, as chuvas obrigaram a prefeitura a retirar 2.000 moradores de suas casas. Oito imóveis ficaram completamente destruídos.

A cidade de Mangaratiba também foi atingida pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, os moradores da região de Conceição de Jacareí precisaram ser removidos, houve rolamento de pedras em rodovias e o desabamento de ao menos uma casa. Não há informações de feridos.

Em Petrópolis, na região serrana, as sirenes de alerta foram acionadas ainda na madrugada e alertaram a população. Houve o transbordamento de dois rios - Bingen e Piabanha - e registro de escorregamento de barreiras em diversos bairros, como Independência, Siméria, São Sebastião. Cerca de 40 pessoas estão desalojadas. Não há informações de feridos.

Os moradores de Teresópolis também foram alertados pelo sistema de sirene ainda na madrugada. De acordo com as autoridades locais, o rio Paquequer transbordou e 50 pessoas ficaram desalojadas nas regiões de Vale da Revolta, Perpétuo, Rosário, Caxangá e Pimentel.
Osvaldo Praddo/Ag. O Dia
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram
A cidade mais afetada foi Duque de Caxias, onde uma pessoa morreu em Xerém e três rios transbordaram


A seguir, a opinião de um leitor da Folha de São Paulo: 

Sérgio Cabral aparecerá em helicóptero e nada resolverá, desabafa leitor

LEITOR FELIX AFFONSO
DO RIO DE JANEIRO

Quero ver o governador Sérgio Cabral, "nosso grande descobridor" de receitas especiais dos fundos emergenciais, repetir as mesmas façanhas quando do dilúvio em Itaipava e Nova Friburgo (ambos no Rio de Janeiro).

Filmes iguais já assistimos no Morro do Bumba, em Niterói; ou em Itaperuna.
Cabral, no próximo capítulo, deverá aparecer em sobrevôo de helicóptero com ministros, presidentas, aspones, e não resolverá absolutamente nada.
Reprodução/Globo News
Distrito de Xérem, em Duque de Caxias fica alagado após chuvas; uma pessoa morreu e três ficaram feridas no Estado
Distrito de Xérem, em Duque de Caxias, alagado após chuvas; uma pessoa morreu e três ficaram feridas no RJ

Agora não temos mais a Locanty, aquela empresa usada para a "limpeza das verbas" destinadas à região serrana.
Mas haverão verbas extras para todos se locupletarem.
Uma pena. Este ainda é o Brasil.

Nenhum comentário: