Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Donos da boate Kiss são presos e têm bens bloqueados

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou na noite desta segunda-feira (28) o bloqueio de todos os bens dos donos da boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde um incêndio matou 231 pessoas no final de semana.

A decisão do juiz de plantão Afif Simões Neto, de caráter liminar, atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado. Abrange os bens registrados em nome da boate como pessoa jurídica e dos proprietários (de fato e de direito).

A casa noturna pertence aos empresários Mauro Hoffman e Elissandro Spohr, que tiveram prisão temporária decretada nesta segunda.

Segundo o defensor público geral do Estado, Nilton Leonel Maria, a ação que pediu o bloqueio dos bens visa garantir indenizações futuras "em razão da gravidade do fato, do número de envolvidos e temendo que os donos se desfaçam do patrimônio".

Nabor Goulart/Associated Press


Felipe Dana/Associated Press


INCÊNDIO
O incêndio aconteceu na madrugada de domingo (27) na boate Kiss, localizada no centro de Santa Maria (RS). O local é famoso por receber estudantes universitários. Ao todo,231 pessoas morreram e outras 80 permanecem internadas em hospitais da cidade e de Porto Alegre.
O fogo teria começado na espuma de isolamento acústico da boate, após um integrante da banda Gurizada Fandangueira manipular um sinalizador. Faíscas atingiram o teto e iniciou as chamas. O guitarrista da banda afirmou que o extintor de incêndio não funcionou.
Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.
Editoria de Arte/Folhapress
A grande maioria das pessoas que estavam na festa, promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), morreu asfixiada. Muitos foram encontrados amontoados nos banheiros, onde tentavam fugir do fogo.
No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.
A boate Kiss, com capacidade para até 1.000 pessoas, recebeu entre 600 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.
A cidade de Santa Maria abriga alunos de faculdades particulares e da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), muitos de outros Estados. Entre os mortos, estão 101 estudantes da UFSM.
Até a tarde de hoje, quatro pessoas haviam sido presas --dois donos da casa noturna e dois integrantes da banda. O delegado Sandro Meiner afirmou que "as prisões são para possibilitar as investigações dos fatos em todas as suas nuances."
A direção da boate Kiss divulgou um anota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress


(Matéria extraída da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: