Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O Brasil não é mais a sexta maior economia do mundo...


Leiam a matéria copiada do JB abaixo e reflitam: não seria melhor (para o povo) que discutissem a melhor maneira de sanar os problemas sociais, gravíssimos, que temos? Com tanta riqueza, por que uma boa parcela de brasileiros ainda passa fome, outra grande parcela é muito pobre, em meio a essas parcelas, o analfabetismo é grande etc., etc.? 
Todavia, alguns gabam-se de sermos mais ricos que os suecos, suiços, belgas, holandeses e quase a totalidade dos países e, todavia, nossa pobreza e miséria são endêmicas, com nossos ricos cada vez mais ricos, aumentando o abismo entre as classes sociais. Comemorar o crescimento da economia seria muito bom se todos os brasileiros estivessem incluídos nesse crescimento. Mas não é o que ocorre, embora a publicidade governamental diga que sim, com as esmolas do bolsa família e similares. 
Mas vamos a matéria: 
Os brasileiros patriotas deveriam "desvirar o olhar" e não fazer comemorações prematuras porque o Brasil não é mais a 6ª maior economia do mundo. A opinião, externada em tom debochado, é do blog BeyondBrics, do jornal britânico Financial Times. Conforme a publicação, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil superou pela primeira vez o do Reino Unido em 2011, o fato gerou muita celebração no País, sendo destacado pelo governo como "prova tanto das virtudes do País como de uma mudança monumental na balança de poder global".
Segundo a publicação, nas previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Centro de Economia e Pesquisa em Negócios (Centre for Economics and Business Research - CEBR) o Reino Unido recuperou o seu lugar como a sexta maior economia do mundo e apesar de "manobras" do Brasil o País voltou para o sétimo lugar da lista.
O blog ressalta que embora o Brasil tenha crescido mais do que o Reino Unido em 2011, superando o país em apenas 1% naquele ano, a recente desvalorização do real tem tomado uma parte considerável de economia brasileira.
Segundo a CEBR, a economia do Reino Unido terminou o ano de 2012 com US$ 2,443 trilhões enquanto a economia do Brasil fechou 2012 em US$ 2,282 trilhões. O centro afirma ainda que a fraqueza da moeda faz com que o Brasil não supere a Reino Unido novamente pelo menos até 2014.
Essa não é a primeira vez que o blog critica o governo brasileiro. No final de dezembro, a publicação repreendeu o desempenho da economia brasileira em um conto de Natal. Na fábula, a presidente Dilma aparece como uma rena de nariz vermelho e o ministro Mantega como "Guido, o elfo vidente".
A presidente chegou a comentar o blog dizendo que "a rena de nariz vermelho é bem engraçadinha. Não se incomodem com isso". Questionada sobre o desempenho mexicano, que poderia puxar a crescimento da América Latina, a presidente limitou-se a dizer: "Vai querendo!".

Nenhum comentário: