Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Motoristas de ônibus ao celular são multados


Mais motoristas de ônibus foram multados no ano passado por falarem ao celular enquanto dirigiam. Segundo balanço da SPTrans, essas infrações cresceram 29,25% em relação a 2011. Esse é o tipo de multa relativa ao Código de Trânsito Brasileiro mais aplicado no transporte público municipal.

No ano passado, os agentes da SPTrans aplicaram 10.095 multas relativas ao uso de celular ao volante -média de 27 motoristas flagrados por dia. O valor da multa aplicada pela prefeitura é de R$ 180.

"Esse motorista aumenta em quatro vezes a possibilidade de acidente. Ele está com passageiros que não usam o cinto de segurança", afirma Dirceu Rodrigues Alves Junior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

Segundo ele, tanto o celular quanto o fone de ouvido e o rádio --também passíveis de multas-- comprometem a concentração do motorista.
Rahel Patrasso - 9.mar.2012/Folhapress
Motorista fala ao celular enquanto manobra ônibus dentro do Terminal Pricesa Isabel, no centro de São Paulo
Motorista fala ao celular enquanto manobra ônibus dentro do Terminal Pricesa Isabel, no centro de São Paulo

Aumentaram ainda os registros de descumprimento dos horários das partidas. Em 2012, foram 39.148 autuações --1% a mais em relação a 2011. O Sindmotoristas (sindicato dos motoristas e cobradores) afirma que os trabalhadores são orientados a não usar o celular enquanto dirigem.

A SP-Urbanuss (representante das empresas) diz que as concessionárias oferecem cursos de reciclagem. Sobre os atrasos, a entidade afirma que "muitas linhas apresentam características específicas, com diversas interferências na operação". (RAFAEL ITALIANI)
(Da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: