Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sobre os subsídios dos vereadores

Tenho lido em blogs e jornais algumas críticas acerca do reajuste do subsídio dos vereadores e nenhuma, propositalmente ou não, tornou claro que os nobres edis não recebem aumento há quatro anos e ficarão mais quatro anos sem acréscimo algum, afora o que ficou estabelecido agora.

Ou seja, num período de oito anos, o reajuste é um só. Já os cargos comissionados têm reajustes anuais.

Lembro-me que, durante a presidência do vereador Edson Coelho dos Santos, usei a tribuna e, em meu longo discurso, em sessão realizada no Palácio da Cultura, falei sobre os subsídios dos vereadores que considerei pequeno para o tamanho das responsabilidades e das tarefas que desempenhavam. 

Poucos anos depois, a base dos subsídios foi modificada, sendo vinculada ao subsídio dos deputados estaduais (60%) Com isso, os vereadores passaram a receber salários dignos de um legislativo de um município importante como é Campos. 

Ao referir-se aos subsídios dos vereadores, os jornalistas e blogueiros deveriam registrar para seus leitores que a Câmara reajusta promove reajuste a cada quatro anos.

Mais ainda: o percentual do orçamento municipal que cabe à Câmara não é calculado sobre a previsão global do executivo, mas sim, sobre a dotação orçamentária própria. Portanto, não é calculado sobre a arrecadação dos royalties do petróleo. 

Nas duas legislaturas passadas, eram 17 vereadores. O recurso que cabe à Câmara não sofreu redução com a redução do número de vereadores (de 21 para 17). Agora, são 25 vereadores, cada um com cinco assessores, e os recursos são sofreram alteração percentual. Dessa maneira, é evidente, esta e as próximas mesas diretoras terão o mesmo percentual de receita para um gasto quase 50% maior com o aumento dos gabinetes. 

Qualquer crítica ao orçamento, subsídios, salários e gastos da Câmara, sem levar em consideração o acima exposto, é demagógica. 


Nenhum comentário: